Pinacoteca do Ceará ganha prêmio nacional

Fachada da Pinacoteca do Ceará, Foto: Arquivo

A Pinacoteca do Ceará foi uma das instituições contempladas pelo Prêmio ABCA 2023. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, foi agraciado com o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, que reconheceu a programação desenvolvida no museu.

A premiação anual é destinada aos artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais que mais contribuíram para a cultura nacional. A lista dos contemplados é elaborada a partir de indicações dos 169 associados de todas as regiões do país e aprovada em reunião da Diretoria da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

Por meio de votação online, ocorrida de 6 a 26 de maio deste ano, associados e associadas atribuíram os prêmios nas 13 categorias, incluindo ainda os destaques regionais. O sistema de premiação foi criado em 1978, para destacar exclusivamente as artes visuais.

O ano de 2023 foi o primeiro de atividades da Pinacoteca do Ceará, inaugurada em dezembro de 2022. Nesse período, o museu abriu oito exposições, reunindo 261 artistas cearenses, brasileiros e de outros países. Entre as principais, “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, e “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”, parceria com o Projeto Leonilson.

Além da Pinacoteca, o Ceará também foi reconhecido no Prêmio ABCA 2023 com a Bienal Internacional do Sertão, realizada no Cariri, que ganhou como Destaque Regional no Nordeste. Lucas Dilacerda, supervisor de conteúdo da Pinacoteca do Ceará, foi um dos curadores da mostra.

SERVIÇO

*Pinacoteca do Ceará – Rua 24 de maio, s/n, Centro – Fortaleza

*Funcionamento: Quinta-feira a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 9h às 17h*

*Acesso gratuito.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais