Categorias: Política

Plano Diretor de Fortaleza é aprovado com aumento de 37% de Macrozoneamento Ambiental

Plano Diretor é aprovado na Câmara de Fortaleza. Foto: Divulgação

Por 36 votos favoráveis e seis contrários, vereadores de Fortaleza aprovaram nesta quarta-feira (26), em discussão única e em Redação Final, o Plano Diretor. A capital cearense passa a ter agora 10.573 hectares de Macrozoneamento Ambiental, um aumento de 37%, em relação a 2009, último ano da atualização do Plano Diretor.

As Zonas de Proteção Ambiental (ZPA) tiveram um aumento de 15%, em relação a 2009, o que representa um ganho de 1.023,25 hectares. As Comissões Gestoras também deixam de ser apenas consultivas e passam a ser deliberativas e fiscalizadoras. Agora, qualquer intervenção nesses territórios só acontece com aprovação obrigatória da própria comunidade.

Já os bens tombados seguem protegidos por legislação específica, e qualquer cidadão pode propor a inclusão de um novo bem no Sistema Urbano de Patrimônio Cultural, desde que com estudo técnico.

Outra mudança garantida com a emenda foi a ampliação do limite de renda para acesso à Habitação de Interesse Social, que passou de 3 para até 6 salários mínimos. Isso permite contemplar famílias numerosas que ficam fora da política habitacional tradicional.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais