O Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do Governo do Ceará, aprovado pela Assembleia Legislativa na última quarta-feira, deverá ser sancionado pelo overnador Elmano de Freitas nas próximas horas. Elaborado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), o PPA define para onde serão direcionados os recursos estaduais no período.
Para o próximo quadriênio, o planejamento do Estado prevê a aplicação de recursos na ordem de R$ 170,92 bilhões, distribuídos entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, abrangendo a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Defensoria Pública Geral do Estado (DPGE) e Ministério Público (MPCE). A definição das diretrizes de prioridade de investimento foi realizada com ampla participação da população.
O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos. Está dividido em quatro eixos estratégicos que organizam as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão: O Ceará que cuida, educa e valoriza as pessoas; O Ceará que inova, produz e trabalha; O Ceará que preserva, convive e zela pelo território; e O Ceará que participa, planeja e alcança resultados.