“Não existe uma forma de prevenção para o câncer infantil. A gente trabalha a questão do diagnóstico precoce, o que é mais importante para a criança com câncer, que vai impactar fortemente no seu tratamento, no protocolo que ele vai seguir e com relação à sua cura”.
A observação é da pediatra Sandra Emília, médica voluntária da Associação Peter Pan, em entrevista ao Podcast Blogdoeliomar, por meio dos jornalistas Eliomar de Lima e André Capiberibe.
“A Associação Peter Pan foi edificada com corpo voluntário”, comentou a médica, que há 10 anos se enquadra nessa situação.
“A gente procura esclarecer a sociedade os principais sintomas do câncer infantil para que, a partir do momento que você tiver uma criança ou um adolescente apresentando esses sinais, você possa ficar alerta. Obrigatoriamente possa não ser câncer, pois o câncer infantil é uma doença rara, porém é a doença que mais mata no Brasil”, ressaltou a médica.
Confira a íntegra da entrevista da pediatra Sandra Emília, que aponta sintomas que podem resultar em um diagnóstico de câncer infantil: