Para o historiador e jornalista Adauto Leitão, há um equívoco sobre o marco zero de Fortaleza. Aliás, um grande equívoco… ao invés de 299 anos, a capital cearense teria, de fato, 421 anos.
“Nós temos o marco zero de 1604, no dia 25 de julho, na expedição de Pero Coelho de Sousa e o grande Martin Soares Moreno, quando da construção do Forte de Santiago, na Barra do Ceará”, apontou o historiador, em entrevista ao Podcast Blogdoeliomar, por meio os jornalistas Eliomar de Lima e André Capiberibe.
De acordo com Adauto Leitão, a errônea data de 13 de abril de 1726 teria sido por equívoco na gestão da então prefeita Luizianne Lins (PT), com base na criação da vila no entorno do Forte Schoonenborch.
“Hoje, ela deve estar arrependida por não ter parado com essa divulgação errônea, sem fundamento científico”, avaliou o historiador, que no entanto disse que não houve sansão por parte da prefeita.
Segundo ainda Adauto Leitão os “historicidas” de Fortaleza foram os ex-prefeitos Roberto Cláudio e Sarto, diante do assassinato da história do marco zero da cidade.
Confira a entrevista do historiador Adauto Leitão na íntegra: