De sonhador a semeador de sonhos. Essa seria a melhor definição da trajetória do jornalista Adriano Muniz, 48, não somente na carreira profissional, mas principalmente na sua existência. Ele é o entrevistado do Podcast Blogdoeliomar, que será apresentado na segunda-feira (24), a partir das 10 horas, em entrevista aos jornalistas Eliomar de Lima e André Capiberibe.
Adriano Muniz é sócio-diretor da Engaja Comunicação, empresa líder no mercado N/NE em comunicação corporativa. Antes, trabalhou no O POVO, TV Verdes Mares, TV Jangadeiro e superintendente da TVC. Em assessoria de imprensa, foi coordenador de comunicação da Alece, por quatro anos e meio.
Na entrevista, Muniz revela que o seu sonho, ao prestar vestibular para o curso de Comunicação Social, na UFC, seria trabalhar na TV Verdes Mares, seu referencial no jornalismo cearense. No entanto, ao conseguir um cargo de relevância na emissora, percebeu um distanciamento dos novos jornalistas com o mercado de trabalho, com as ruas. E de sonhador passou a ser semeador de sonhos.
Para Adriano Muniz, as universidades exigem muitos títulos de seus professores e nenhuma experiência em redações. Isso refletiria no baixo desempenho dos novos jornalistas.
“O estudante chega pouco preparado para o mercado de trabalho. Professores como muita formação, mas com pouca aproximação do mercado”, comentou.
O jornalista também fala sobre comunicação corporativa, inteligência artificial e polarização na política.
Ver comentários (1)
Concordo plenamente, os professores não sabem passar o que ouvem nesses cursos de capacitação, formação só no papel, não aprendem nada, estão ali para conseguir mais um título para seu benefício proprio, essa é a realidade..