A cidade de Sobral (Zona Norte) vai ser sede do encontro “A poética de Belchior: aproximações, afastamentos e rupturas entre a academia e a literatura popular”. Acontecerá na próxima sexta-feira, às 19 horas, no Memorial da Educação Superior, da Universidade Vale do Acaráu. O convidado é o jornalista Alberto Perdigão, autor do livro “Belchior: a construção de um mito na literatura de cordel”. O evento é aberto ao público e marcará os oito anos de morte (30/4) do cantor e compositor sobralense.
Alberto Perdigão é pesquisador da literatura de cordel com três livros editados sobre os folhetos informativos. Na nova publicação, Perdigão analisa as diferenças entre as biografias do artista publicadas em nove livros e em dezenove folhetos. “A vida, a obra e, sobretudo, a morte do Belchior do livro são diferentes das contadas pelo cordel”, adianta o autor.
“É uma pesquisa inovadora não só porque considera o cordel como um lugar de biografias, mas também porque revela, pela primeira vez, o que contam os folhetos”, completa.
Beco do Cotovelo
No sábado que vem, a partir das 9 horas, Alberto Perdigão lançará o livro “Belchior: a construção de um mito na literatura de cordel” no Café Jaibaras (Beco do Cotovelo, s/n – Centro).
“Sobral é uma cidade-belchior, altiva e criativa, que sabe preservar a memória dos seus gênios das artes, como Domingos Olímpio, Raimundo Cela e tantos outros ainda vivos, como Renato Aragão”, afirma Perdigão. “Acho que o (Albert) Einstein também queria ter nascido aqui”, obseva o autor, em tom humorado.
SERVIÇO
*Memorial da Educação Superior – Avenida Dr. Guarany, 534 – Derby
*Beco do Cotovelo – Centro.