Numa operação intitulada “Floresta Devastada”, a Polícia Civil de São Paulo cumpriu, nesta quarta-feira, 10 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a alvos na Grande São Paulo e na Capital. A Polícia Civil de São Paulo apura, segundo o portal G1, crimes envolvendo fraude e ocultação de bens por parte de uma empresa do setor financeiro.
Na operação, foram coletados documentos, dispositivos eletrônicos, valores em espécie, obras de arte, joias e veículos de luxo. Também foi realizada a apreensão de imóveis de alto padrão para evitar possíveis vendas.
A ação teve como alvos banqueiros cearenses como Nelson Nogueira Pinheiro e os irmãos dele, Noberto Nogueira Pinheiro, e o administrador Jaime Nogueira Pinheiro Filho. Eles são sócios da empresa MRCP Participações S/A.
Ainda segundo o portal G1, a Justiça determinou o bloqueio de cerca de R$ 500 milhões dos investigados.
Investigações
Segundo a investigação, as fraudes começaram em 2016. Ambos abriram empresas no Brasil e no exterior, e Nelson é acusado por credores de dar calote milionário em clientes com quem mantinham negociações.
Em 2019, foi registrado um pedido de recuperação judicial.
Na decisão, Nelson e Noberto são citados como sócios, junto com outros familiares, na MRCP Participações, empresa que teria sido criada com dinheiro oriundo das fraudes.
*Advogados dos acusados ainda não se manifestaram.
(Também com Uol)