A Polícia do Ceará segue com uma operação sigilosa contra uma quadrilha de vaqueiros e receptadores de furtos de rebanhos bovino, equino e ovino, todos animais de raça. A operação teve início há pouco mais de um mês, mas as investigações se estendem por ocorrências de desaparecimento dos animais nos últimos seis anos.
Os policiais já identificaram o município de Pacujá, no Noroeste do Estado, a 310 quilômetros de Fortaleza, como o principal ponto de atuação da quadrilha, assim também como já identificou o principal suspeito de comandar a quadrilha, após mandados de busca e apreensão. Trata-se de um vaqueiro, que teria causado prejuízo a proprietários no valor de mais de R$ 2 milhões.
As investigações já resultaram na apreensão de alguns animais furtados, distantes até 150 quilômetros do local do desaparecimento, como um tourinho localizado em uma propriedade no município de Tamboril.
Segundo a Polícia, o proprietário alegou que havia adquirido de formal legal o animal, mas depois entrou em contradição, diante da falta da documentação do bovino de raça, e então afirmou que estaria apenas com a guarda, ao atender a um pedido do vaqueiro que é o principal investigado na operação. De suspeito por receptação, o proprietário passou a colaborar com a Polícia.
Os policiais acreditam que alguns compradores do rebanho furtado adquiriram os animais de boa-fé, quando ainda estariam no aguardo da documentação. A Polícia acredita que esses compradores ainda podem entrar em contato para colaborarem com a operação.
De acordo com a Polícia, a maior parte dos animais furtados estaria em uma fazenda clandestina. Ainda não foi solicitado um mandado de prisão para o vaqueiro suspeito de comandar o bando, que continua na região e que insiste não haver animal para devolver aos legítimos donos.
(Colaboração do jornalista Nicolau Araújo)
Respostas de 10
Mentira de quem lhe informou que a pessoa, do município de Tamboril informou ta guardando um torinho a mando de alguém.. Ele informou que havia comprado em especie. Foi questionado sim quanto o comprovante de aquisição. O mesmo informou que não tinha .Pois costuma comprar animais de raça em fazenda e em exposição e nunca pediu comprovante de venda a ninguém . E nunca viu ou ouviu falar que se faça isso em venda de animais . Pois ele também vende animal nunca deu também . Mas a unica diferença e que nunca foi atrás de tomar animal nenhum apos sua venda, o qual ta acontecendo agora .Comprou e vinhem lhe tomar.. Porque o comprovante seria ter transferido o animal pra seu nome. Naã foi feito porque o mesmo não possui AFIXO… quando compra nimais ovinos e caprinos se foregistrado transfere porque ele tem afixo Afirmou que conhece muitos gerentes de fazenda que fazem venda de animais em exposição e nunca viu falar que não tivesse aleatorização para vende.
Caro Arnaldo, então quem estaria mentindo é a Polícia? A Polícia informou, inclusive, que a fazenda não criaria bovinos e que, a princípio, o proprietário disse que havia comprado, mas depois estaria apenas guardando o animal a pedido. Continuamos acompanhando o caso, se o amigo desejar contribuir com novas informações, estaremos à disposição. Grato pelo comentário.
A fazenda cria bovinos sim. Mas o forte e caprinos e ovinos.. Se a policia afirmou que não criaria bovinos mentiu vc pode vir visitar a fazenda do rapaz e tirar suas próprias conclusões..
Apolicia vinha ate com GTA no nome do rapaz que havia vendido 10 garrotes a um fazendeiro e ai afirmou que ele não cria bovinos ..kkk e muito contraditório..
A qual foi esta outra fazenda e encontrou os animais que havia sidos vendidos . (animais esses sem raça definida ) E nada tinha haver com animais guzerá que eles andavam procurando… Eles não lhe relatarem isso também não..
Sim! Vi aqui nas anotações. Os animais sem raça definida seriam para “barriga de aluguel”. Mas o amigo poderia enviar fotos e dados das fazendas dos compradores. A gente publicaria a versão deles.
Ele cria ovinos sim .Mas o forte e ovinos e caprinos .
Já que o senhor é um jornalista investigativo. No vem aqui nas propriedades, é faz essa fotos e vídeos. Pois eu poderia fazer plágio.Acho que seria mais justo com seus leitores o senhor vir pessalmente fazer esse furo de reportagem…
Ilustre.
A parte apontada como líder de uma quadrilha deseja direito de resposta em seu respeitado blog. Qual o e-mail posso lhe enviar a solicitação formal. Assessoria Técnica ASETEC. OBRIGADO.
nicolau.araujo@hotmail.com É o jornalista investigativo, responsável pela matéria.