Polícia do Ceará realiza maior operação da história contra furto de rebanhos de raça

A Polícia do Ceará segue com uma operação sigilosa contra uma quadrilha de vaqueiros e receptadores de furtos de rebanhos bovino, equino e ovino, todos animais de raça. A operação teve início há pouco mais de um mês, mas as investigações se estendem por ocorrências de desaparecimento dos animais nos últimos seis anos.

Os policiais já identificaram o município de Pacujá, no Noroeste do Estado, a 310 quilômetros de Fortaleza, como o principal ponto de atuação da quadrilha, assim também como já identificou o principal suspeito de comandar a quadrilha, após mandados de busca e apreensão. Trata-se de um vaqueiro, que teria causado prejuízo a proprietários no valor de mais de R$ 2 milhões.

As investigações já resultaram na apreensão de alguns animais furtados, distantes até 150 quilômetros do local do desaparecimento, como um tourinho localizado em uma propriedade no município de Tamboril.

Segundo a Polícia, o proprietário alegou que havia adquirido de formal legal o animal, mas depois entrou em contradição, diante da falta da documentação do bovino de raça, e então afirmou que estaria apenas com a guarda, ao atender a um pedido do vaqueiro que é o principal investigado na operação. De suspeito por receptação, o proprietário passou a colaborar com a Polícia.

Os policiais acreditam que alguns compradores do rebanho furtado adquiriram os animais de boa-fé, quando ainda estariam no aguardo da documentação. A Polícia acredita que esses compradores ainda podem entrar em contato para colaborarem com a operação.

De acordo com a Polícia, a maior parte dos animais furtados estaria em uma fazenda clandestina. Ainda não foi solicitado um mandado de prisão para o vaqueiro suspeito de comandar o bando, que continua na região e que insiste não haver animal para devolver aos legítimos donos.

(Colaboração do jornalista Nicolau Araújo)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (10)

  • Mentira de quem lhe informou que a pessoa, do município de Tamboril informou ta guardando um torinho a mando de alguém.. Ele informou que havia comprado em especie. Foi questionado sim quanto o comprovante de aquisição. O mesmo informou que não tinha .Pois costuma comprar animais de raça em fazenda e em exposição e nunca pediu comprovante de venda a ninguém . E nunca viu ou ouviu falar que se faça isso em venda de animais . Pois ele também vende animal nunca deu também . Mas a unica diferença e que nunca foi atrás de tomar animal nenhum apos sua venda, o qual ta acontecendo agora .Comprou e vinhem lhe tomar.. Porque o comprovante seria ter transferido o animal pra seu nome. Naã foi feito porque o mesmo não possui AFIXO... quando compra nimais ovinos e caprinos se foregistrado transfere porque ele tem afixo Afirmou que conhece muitos gerentes de fazenda que fazem venda de animais em exposição e nunca viu falar que não tivesse aleatorização para vende.

    • Caro Arnaldo, então quem estaria mentindo é a Polícia? A Polícia informou, inclusive, que a fazenda não criaria bovinos e que, a princípio, o proprietário disse que havia comprado, mas depois estaria apenas guardando o animal a pedido. Continuamos acompanhando o caso, se o amigo desejar contribuir com novas informações, estaremos à disposição. Grato pelo comentário.

  • A fazenda cria bovinos sim. Mas o forte e caprinos e ovinos.. Se a policia afirmou que não criaria bovinos mentiu vc pode vir visitar a fazenda do rapaz e tirar suas próprias conclusões..

  • Apolicia vinha ate com GTA no nome do rapaz que havia vendido 10 garrotes a um fazendeiro e ai afirmou que ele não cria bovinos ..kkk e muito contraditório..

  • A qual foi esta outra fazenda e encontrou os animais que havia sidos vendidos . (animais esses sem raça definida ) E nada tinha haver com animais guzerá que eles andavam procurando... Eles não lhe relatarem isso também não..

    • Sim! Vi aqui nas anotações. Os animais sem raça definida seriam para "barriga de aluguel". Mas o amigo poderia enviar fotos e dados das fazendas dos compradores. A gente publicaria a versão deles.

  • Já que o senhor é um jornalista investigativo. No vem aqui nas propriedades, é faz essa fotos e vídeos. Pois eu poderia fazer plágio.Acho que seria mais justo com seus leitores o senhor vir pessalmente fazer esse furo de reportagem...

  • Ilustre.
    A parte apontada como líder de uma quadrilha deseja direito de resposta em seu respeitado blog. Qual o e-mail posso lhe enviar a solicitação formal. Assessoria Técnica ASETEC. OBRIGADO.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais