Policia Federal assume controle sobre CACS

Fachada da PF em Brasília. Foto: Arquivo

Saiu  no Diário Oficial da União a instrução normativa que disciplina as atividades dos CACs (Colecionadores, Atiradores desportivos e Caçadores excepcionais). A medida é assinada pelo diretor Andrei Rodrigues, da Polícia Federal.

Eis a íntegra da instrução:

No dia 1º de julho, foi transferida oficialmente para a PF a responsabilidade de controle dos CACs, que antes era do Exército. Segundo cronograma anteriormente publicado, a implementação dos serviços será feita de forma gradual até o dia 1º de agosto.

É de responsabilidade da PF a emissão do CR (Certificado de Registro) para as pessoas físicas ou jurídicas que queiram ter uma arma para esses fins. Esse documento tem prazo de 3 anos.

Também a PF é o órgão que faz a emissão do certificado das armas e o chamado GTE (Guia de Tráfego Especial), para transporte da arma fora do local de guarda. Cabe ao Comando do Exército o registro das entidades de tiro, caça excepcional e museus para colecionamento de armas de fogo. As vistorias nesses locais, contudo, ficam a cargo da PF.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais