Policiais no Rio Grande do Sul foram chamados para uma ocorrência, nesse sábado (17), em Porto Alegre, em que um homem teria outro com uma faca. Ao chegarem no local, os policiais se depararam com um homem branco, sem camisa, com cerca de 60 anos de idade, e outro com cerca de 30 anos, baixa estatura e negro.
Os chamados brigadistas militares, treinados para ações ostensivas , não tiveram dúvidas de quem seria o agressor e a vítima. E partiram para cima do homem negro.
Diante da indignação da vítima – sim! o negro era a vítima -, os policiais passaram a fazer uso da força para algemá-lo, enquanto o homem branco deixava o local sem ser abordado pelos policiais, mas sob protesto de populares.
Indiferentes aos gritos de “racistas” dos populares que testemunharam a agressão do homem branco, os policiais levaram o negro – algemado – para a delegacia e deram queixa de desacato e resistência à prisão.
O homem negro é um motoboy que aguardava receber uma entrega em um restaurante, sentado na calçada. Segundo testemunhas, o agressor é um homem branco que se incomoda com o movimento de motoboys nas proximidades de sua residência.
Somente após as imagens terem viralizado nas redes sociais é que o governador Eduardo Leite (PSDB) cobrou uma imediata apuração da ocorrência.
(Com Agências)