Nesta sexta-feira, às 16h30, a Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, em Fortaleza, será palco da Focus Cia de Dança com a performance “Trupe”, uma homenagem aos artistas mambembes. A apresentação é parte da Circulação Petrobras Focus 25 anos no Ceará. No sábado, dia 1º, a companhia estará em Pacajus para apresentar o espetáculo infantil “Bichos Dançantes”, às 19 horas, na Praça Renato Pessoa de Aguiar. As duas apresentações ao ar livre são voltadas para público de todas as idades.
Referência dentro e fora do Brasil, sob a direção artística do premiado coreógrafo Alex Neoral, a Focus Cia de Dança está no Ceará para celebrar com o público 25 anos de trajetória. A temporada no estado começou no dia 29 em Baturité, com “Bichos Dançantes” e na quinta-feira, a companhia apresentou “Carlota – Focus Dança Piazzolla” no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. A temporada cearense repete o sucesso de Recife, recém-visitado pela companhia, antecipando Salvador, que conclui as apresentações desse ano no Nordeste. Cruzar todo o Brasil – mais de 50 mil pessoas já assistiram até agora – é parte da Caravana Petrobras Focus 25 anos. A Petrobras é patrocinadora exclusiva da Focus Cia de Dança.
Para Alex Neoral, celebrar a data é um marco de resistência e renovação. “São 25 anos de muito trabalho e, por consequência, de contribuição à dança contemporânea. Nada disso teria sentido sem o público. A dança precisa de energia, fôlego e resistência — e é isso que espero manter para continuarmos por mais 25 anos”, celebra.
A diretora e gestora Tati Garcias, ao lado de Alex Neoral desde a fundação da companhia, destaca a importância do investimento constante na qualidade artística e no cuidado com os intérpretes. “Dancei por muito tempo e me identifico em cada bailarino da companhia. O patrocínio da Petrobras é fundamental para que possamos manter o alto nível artístico, com treinamento físico, fisioterapia e atenção plena à saúde dos artistas”, afirma.
Focus Cia de Dança
Com 26 obras e 16 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança esteve em mais de 100 cidades brasileiras e países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, França e Alemanha. Na galeria de reconhecimentos por sua história está a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira. Em setembro, foi declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, além de juntamente com o Prêmio Heloneida Studart, da ALERJ.