Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“PontoPoder: acredite, ouve debate de propostas, mas ‘pequenos’ buscaram tumultuar”

Debate PontoPoder

“E o que poderia ser o primeiro debate voltado completamente para propostas foi quebrado por aqueles de quem menos se esperava: Técio Nunes e George Lima”, aponta o jornalista Nicolau Araújo.

Confira:

Quem acompanhou os dois primeiros debates entre candidatos à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Band e do O POVO, certamente ficou surpreso com a apresentação e discussão de propostas, na noite desta quarta-feira, 28, no Debate PontoPoder, com transmissão pela TV Diário, Verdinha e portal DN.

Evandro Leitão (PT) conseguiu falar com Capitão Wagner (UB) sobre limpeza pública, com o mesmo candidato do PT dialogando com André Fernandes (PL) no tema imóveis abandonados.

Até em momentos mais tensos, Sarto (PDT) e André Fernandes debateram sobre educação e oferta de medicamentos. Claro, com o jeitinho Sarto de ser… ao insistir no exagero de Fortaleza como a melhor educação do Brasil e que não haveria falta de medicamentos em nenhum posto de saúde, tampouco nos hospitais.

E o que poderia ser o primeiro debate voltado completamente para propostas foi quebrado por aqueles de quem menos se esperava: Técio Nunes (Psol) e George Lima (SD), quando juntos escolheram o candidato André Fernandes, como alvo principal, seguido por Sarto. Wagner e Evandro Leitão foram poupados pelos dois candidatos com menores índices em todas as pesquisas eleitorais já divulgadas, que juntos não passaram de 2% das intenções de voto, sem levar em consideração a margem de erro de cada instituto.

Ao escolher o candidato do PL para um questionamento, Técio Nunes se dirigiu a André Fernandes como “o menino de Bolsonaro”, ao supor que o termo seria problema para Fernandes, que atualmente busca 1/3 do eleitorado de Wagner que acredita no apoio do ex-presidente da República ao candidato do União Brasil.

Já George Lima atacou André Fernandes, por mais de um minuto de fala, sem ao menor estar no debate com o candidato do PL. Nada solidário, o candidato do Solidariedade apontou posicionamentos de Fernandes aos quais elaborou de deduções próprias. Na única falha da organização do debate, o pedido de resposta do candidato do PL foi negado.

A sede dos “pequenos” por André Fernandes foi tamanha que prejudicou inclusive a boa estratégia de Capitão Wagner em jogar o candidato do Psol em debate com Sarto. Wagner poderia escolher entre Técio e George, quando o debate seria mais bem qualificado com o Psol, melhor preparado que o candidato do Solidariedade. Mas aquele que não fosse escolhido pelo União Brasil estaria no fim do segundo bloco com o PDT. Mas Técio não aproveitou a oportunidade com o atual gestor de Fortaleza e teceu críticas ao candidato do PL.

Nas considerações finais, Capitão Wagner disse que Fortaleza precisa de uma verdadeira mudança e se apresentou no perfil. Técio reclamou que falta verdade aos candidatos que se apontam como mudança. Evandro Leitão usou o tempo para ataques a Sarto e André. George cobrou propostas para Fortaleza, sem perceber que o debate chegara ao final. André Fernandes falou sobre o mesmo grupo político há 30 anos no poder e se apresentou como a única mudança. Sarto atacou André e insistiu Fortaleza como a maior economia do Nordeste.

No debate em que os pequenos entenderam que a pancada gera mais interesse do público do que propostas, os quatro grandes nas pesquisas eleitorais se valeram das propostas para apontar os pequenos como pequenos…

Nicolau Araújo é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias