Categorias: Artigo

“Por trás de algumas vitrines no Dia Livre de Impostos” – Por Wellington Sabóia

Wellington Sabóia é vereador de Fortaleza

“A ideia do Dia Livre de Impostos é educativa, é provocadora — e isso deve ser reconhecido. Mas ela também exige responsabilidade. Alguns lojistas, em vez de contribuir para a conscientização, se aproveitam da boa-fé de quem sonha com alívio no orçamento”, aponta o vereador Wellington Sabóia

Confira:

Percorri algumas ruas de Fortaleza e, como muitos cidadãos, fui impactado pelas vitrines chamativas: “Tudo sem Impostos”. Era mais uma edição do Dia Livre de Impostos, campanha promovida pela CDL Jovem, que traz à tona o debate necessário sobre a carga tributária que sufoca consumidores e empreendedores. Mas em meio à euforia dos preços baixos, vi algo que me chamou atenção.

Uma jovem, com sacolas nas mãos e expressão confusa, reclamava: “Comprei achando que era promoção, mas vi depois que o valor não mudou nada.” Aquela cena simples dizia muito. Por trás de uma campanha legítima, há também espaço para abusos, falsas promessas e oportunismo comercial.

A ideia do Dia Livre de Impostos é educativa, é provocadora — e isso deve ser reconhecido. Mas ela também exige responsabilidade. Alguns lojistas, em vez de contribuir para a conscientização, se aproveitam da boa-fé de quem sonha com alívio no orçamento. Criam uma fantasia de desconto, sem alterar os preços reais. E isso não é apenas uma quebra de confiança, é um atentado ao direito do consumidor.

O Código de Defesa do Consumidor é claro quando informa que propaganda enganosa é crime. O consumidor tem direito à informação clara, à transparência, à verdade. E quando isso é violado, é preciso agir. O PROCON Fortaleza está de portas abertas para acolher essas denúncias. Ninguém deve se calar diante de um abuso.

Essa campanha precisa ser um ponto de partida para algo maior que envolve a construção de uma cidade em que consumidores sejam respeitados e comerciantes ajam com ética. Precisamos refletir sobre o modelo de consumo que queremos estimular. Encerramos o mês de maio com essa lição: o bom comerciante é aquele que respeita o cidadão, não o que camufla o preço. E o bom consumidor é aquele que não tem vergonha de exigir seus direitos.

Wellington Sabóia é vereador de Fortaleza

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais