O Pré-Carnaval de Fortaleza 2026 mobilizará 2.800 policiais militares nos polos de festa definidos pela Prefeitura. Divulgou, nesta quarta-feria, em coletiva, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dentro do plano operacional a ser executado durante o período festivo. As ações terão início nesta sexta-feira (16) e seguem até o dia 8 de fevereiro, abrangendo as Áreas Integradas de Segurança (AIS) 1, 2, 3, 6, 7 e 8 da Capital. Haverá policiamento a pé, apoio de viaturas e policiamento montado.
O planejamento envolve as coordenadorias e os órgãos vinculados à SSPDS-CE, com atuação integrada da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), sob a coordenação da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol). A apresentação do plano ocorreu no Paço Municipal de Fortaleza.
Operação
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) atuará com 13 delegados e 94 oficiais de investigação policial, desenvolvendo atividades de polícia judiciária, plantões e investigações, com presença nos polos dos eventos e atendimento em regime de plantão nas delegacias mais próximas. O reforço ocorrerá em sete delegacias distritais: 2ª, 7ª, 10ª, 13ª, 20ª e 22ª Delegacias de Polícia Civil.
Fortaleza contará ainda com o apoio de quatro unidades especializadas: a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), vinculadas ao Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), além do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuará com pontos-base instalados em quartéis próximos aos polos do ciclo carnavalesco, contando com equipes especializadas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento e ações preventivas. Ao todo, serão empregados 33 bombeiros militares, além de um oficial superior e um coordenador de operações.
Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) também atuará na segurança do evento, com patrulhamento realizado por meio de viaturas, motocicletas, bicicletas e equipes a pé, além do uso de videomonitoramento e ações de prevenção e salvamento aquático na orla da cidade.
Ao todo, 1.544 agentes estarão escalados para a Operação Pré-Carnaval 2026, e 908 agentes atuarão durante o Carnaval, totalizando 2.452 profissionais ao longo de todo o ciclo carnavalesco, entre guardas municipais, subinspetores, inspetores e servidores da Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec).
Os agentes também prestarão apoio aos servidores de órgãos de fiscalização e controle, como Agefis, AMC, Samu, Funci e Etufor, nos locais onde ocorrerão os eventos festivos.