Reparos na malha viária em 411 vias públicas, de janeiro a março deste ano, foram executados pelas equipes da Prefeitura de Fortaleza, por meio de serviços de tapa-buraco, recuperação de redes de drenagem e nova pavimentação asfáltica. O trabalho, realizado em parceria pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), é parte da promessa feita pelo prefeito Evandro Leitão (PT)e vem sendo realizado de forma contínua, mesmo durante o período de chuvas.
Parte dessas ações ocorreu no âmbito da primeira operação de limpeza e reparos na malha viária, coordenada pela SCSP. Ao todo, 222 vias já receberam os serviços do órgão nos primeiros três meses do ano. A SCSP executou serviços de tapa-buraco, drenagem, reforma da pavimentação e asfalto novo. As melhorias contemplam mais de 5 km de vias públicas.
A Seinf, por sua vez, está realizando a recuperação da pavimentação asfáltica em diversas avenidas da cidade. Ao todo, 189 vias da Capital receberam ações de infraestrutura através da secretaria. A pasta segue priorizando as vias de tráfego intenso e que necessitam de reparos urgentes.
Ações implementadas
As reformas de pavimentação envolvem a reconstrução ou reestruturação completa das vias, substituindo o asfalto antigo por um novo. O tapa-buraco é uma medida para reparar desníveis nas vias que acabam surgindo devido ao desgaste causado pelo tráfego de veículos e pelas condições climáticas adversas.
O reparo na drenagem serve para impedir o acúmulo de água nas ruas, prevenindo danos ao asfalto.
Critério
A definição dos locais para realização desses trabalhos leva em conta, além das vias de maior fluxo e casos emergenciais, as solicitações feitas pela população por meio dos canais oficiais da Prefeitura, como a Central de atendimento 156 e as Centrais de Acolhimento das Secretarias Executivas Regionais.
Ver comentários (1)
Lamentavelmente a foto mostra uma travessa que JAMAIS deveria ter asfalto, mas o pavimento em blocos que foi uma das poucas realizações da gestão Sarto.
Não se sabe os critérios que a PMF adota para recapear integralmente ou apenas tapar buracos.
Temos diversas vias de grande fluxo que são apenas reparadas exigindo constantes consertos. E temos outras que quase não tem tráfego e recebem novo pavimento.
E mais.
Ligar para o 156 é um transtorno, pois o atendente não compreende o que queremos dizer e nós também não ouvimos bem, sendo muito demorado fazer a reclamação.
Todos utilizam WhatsApp ou aplicativos como a CAGECE, por exemplo, que aceita fotos e podemos fazer os pedidos em poucos minutos.