O prefeito Evandro Leitão e a vice-prefeita Gabriella Aguiar anunciaram nessa sexta-feira (30) a entrega de 785 carteirinhas de identificação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que acontece na manhã deste sábado (31), das 8 horas às 12 horas, Ginásio Paulo Sarasate.
A Prefeitura também fará o lançamento do Portal Ciptea Fortaleza, que irá facilitar a emissão da versão digital do documento. A Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), e a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) estarão à frente do processo.
“Tudo isso para garantir mais inclusão e cidadania. Esse é um passo fundamental para uma política inclusiva, permanente, que será consolidada em breve com o espaço Girassol”, comentou o prefeito Evandro.
“O portal Ciptea Fortaleza garante prioridade de atendimento e é um super avanço para quem vive o dia a dia com o autismo. Mais dignidade, mais respeito”, ressaltou Gabriella Aguiar.
Como solicitar a carteirinha
Para solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea), a pessoa autista, ou seu responsável, deve fazer um cadastro prévio na plataforma Fortaleza Digital e enviar a documentos como laudo médico, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Carteira de Identidade Nacional (RG), tipo sanguíneo, foto 3×4 e comprovante de endereço. Após análise e aprovação dos documentos, a carteira em formato digital e físico é disponibilizada.
“A Ciptea é mais que um documento: é uma ferramenta de cidadania que assegura dignidade, acesso a direitos básicos e inclusão efetiva em nosso município. A implementação do Portal Ciptea Fortaleza reflete avanços nas políticas públicas voltadas para a neurodiversidade. Estamos inovando para melhorar a vida de todas as pessoas”, destacou a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão.