Categorias: Artigo

“Presença não é diferencial. É obrigação” – Por Nelson Wilians

Nelson Wilians é o CEO da NW Advogados. Foot: Divulgação

Com o título “Presença não é diferencial. É obrigação”, eis artigo de Nelson Wilians, CEO da NW Advogados. “O Brasil exige muito de quem empreende. E exige ainda mais de quem presta suporte jurídico”, expõe o articulista.

Confira:

Advogar no Brasil exige mais do que conhecimento jurídico. Exige presença real, leitura de contexto e reflexo rápido. Porque aqui, o direito nem sempre é o que está na lei. É o que se aplica, o que se decide, o que se tolera.

No dia 11 de agosto, Dia do Advogado, o que faz sentido celebrar não é a profissão em tese, mas a prática em carne e osso. A advocacia que assume riscos, enfrenta zonas cinzentas e entrega consistência onde o improviso ainda é regra.

Na Nelson Wilians Advogados, decidimos há mais de duas décadas que estar em todas as capitais, não seria uma meta de expansão. Seria parte da entrega. Onde há operação, há risco jurídico. E onde há risco, não cabe distância.

Optamos por construir presença própria. Não por vaidade, mas por convicção. Ninguém consegue responder com agilidade e precisão onde não está. O modelo tradicional, centralizado, distante e dependente de terceiros simplesmente não acompanha a velocidade dos negócios nem a complexidade das decisões.

Daí nasceu a ideia de criar um escritório com unidades próprias em todas as capitais do país. Muitos duvidaram. Alguns riram. Me chamaram, mais uma vez, de louco.

Sempre fui fascinado pela trajetória de Júlio César e sua ousadia estratégica, especialmente pela decisão de atravessar o Rubicão, o rio que separava o comando militar do poder político em Roma. Ao cruzá-lo com seu exército, César sabia que não havia retorno. Mas também sabia que, para conquistar Roma, precisava estar onde as decisões eram tomadas.

Nas nossas reuniões, eu costumava dizer à equipe que São Paulo seria a nossa Roma. Não por vaidade histórica, mas como metáfora de uma estratégia ambiciosa. Levar nossa força jurídica a cada canto do país. E mais do que estar presente, ser relevante.

Capilaridade, para nós, é estratégia de sobrevivência e crescimento. É conhecer os bastidores, antecipar problemas e falar a língua de cada praça sem perder a coerência nacional. É entregar o que o cliente precisa, no tempo certo, com a leitura correta do ambiente.

Escolhemos transformar essa complexidade em valor. Oferecemos não apenas assessoria jurídica, mas uma parceria com visão de futuro.

Cada advogado da NWADV é mais do que um técnico do direito. É um elo dessa conexão. Um agente de expansão, de adaptação, de inteligência jurídica.

Atuamos para garantir que a lei não seja um entrave, mas um caminho possível para o crescimento sustentável, ético e estruturado dos nossos clientes.

O Brasil exige muito de quem empreende. E exige ainda mais de quem presta suporte jurídico.

Neste Dia do Advogado, meu respeito vai a quem escolheu essa profissão com a consciência de que o desafio é permanente, e minha homenagem, não à ideia da advocacia, mas à sua prática real. À advocacia que não se esconde no discurso e não se contenta com o “depois a gente resolve”.

Feliz Dia do Advogado.

*Nelson Wilians

CEO e Fundador da NW Advogados.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais