O presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PSB), anunciou, em entrevista ao PodcastBlogdoeliomar, que as galerias do Poder Legislativo deverão ser reabertas ao público em agosto próximo.
No momento, segundo ele, há um processo licitatório para a contratação de scanners que deverão ser instalados para o acesso a essa área do legislativo. “Assim que tivermos tudo comprado, vamos reabrir as galerias. Queremos fazer isso em agosto”, adiantou o presidente.
Desde o período da pandemia da Covid-19 que as galerias da Alece permanecem fechadas.
Sessão obrigatória
Romeu Aldigueri anunciou ainda que, antes do recesso, a Casa deverá votar, em acordo com o Colégio de Líderes, novas mudanças no Regimento Interno.
Uma delas, é a volta da sessão obrigatória e presencial toda quarta-feira.
Ordem alfabéticaa
Outra mudança é o fim à disputa que parlamentares travam para ocupar a tribuna. Há quem chegue por volta das 5 horas para garantir sua inscrição e falar durante a sessão.
“Vamos reduzir as inscrições no primeiro expediente para dez minutos e para nove deputados e para seis deputados no segundo expediente para que, em três dias, todos possam ocupar a tribuna. E tudo será feito por ordem alfabética”, revelou Aldigueri.