O número de pessoas ocupadas nos setores de comércio e de reparação de veículos automotores e motocicletas no Ceará atingiu, em 2023, a marca de 778 mil trabalhadores. Este é o maior número registrado desde 2017, quando foram contabilizadas 793 mil pessoas ocupadas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (21) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Este resultado representa o segundo maior número de pessoas ocupadas nos últimos 11 anos para esses setores no estado, destacando a recuperação e a estabilidade do mercado de trabalho no comércio cearense. Assim, de acordo com o levantamento, no Ceará, uma em cada cinco pessoas está ocupada no segmento de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas.
Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, vê com entusiasmo esse crescimento do número de pessoas ocupadas no comércio cearense, destacando que se trata de um reflexo da resiliência e do dinamismo do setor.
“Trata-se de um sinal claro de que estamos no caminho certo para a estabilidade econômica e a geração de empregos sustentáveis no nosso estado,” afirma o dirigente da CDL Fortaleza.
De acordo com a pesquisa, “pessoas ocupadas” são aquelas que possuem 14 anos de idade ou mais e estão em algum emprego, formal ou não.