O presidente da Câmara Municipal de Tabuleiro do Norte e vereador reeleito Marcos Aurélio de Araújo, 57, foi assassinado em crime de pistolagem na noite dessa quinta-feira (26), quando conversava em frente à sua residência.
Ele pertencia aos quadros do Progressistas, mesmo partido da prefeita eleita Renata Vasconcelos e do atual prefeito Dr. Rildson. Marcos Aurélio foi o vereador mais votado em outubro último e deveria voltar a conduzir o Legislativo de Tabuleiro do Norte, no Baixo Jaguaribe, a 211 quilômetros de Fortaleza.
Pistolagem por duas décadas
O município no Vale do Jaguaribe é marcado por crimes políticos, por meio de pistolagem, há duas décadas.
Em 2003, o vigilante e militante político Osias dos Reis Marinho foi morto a tiros.
Em 2014, o empresário Sílvio Roberto Guerreiro Freire, 53, ex-secretário municipal de obras, foi executado a tiros. Ele era investigado por envolvimento na norte do militante Osias.
Em 2020, o candidato a prefeito Tona Nogueira (PSD) sofreu uma tentativa de homicídio. Ele obteve 40.8% dos votos válidos. Este ano voltou a concorrer, quando somou 47.3% dos votos válidos.
Em 2021, o secretário municipal de Assuntos Institucionais e Políticos, Ricardo Nestor Rotsen Rabelo Vasconcelos, irmão do prefeito Rildson Vasconcelos, o Dr. Rildson, foi morto a tiros.