Categorias: Política

Presidente do TCE reitera importância do trabalho conjunto para fortalecer o controle externo

Rholden Queiroz é o presidente do Tribunal de Contas do Ceará

O fortalecimento das parcerias institucionais foi o mote das visitas realizadas nessa segunda-feira ao Tribunal de Contas do Ceará. Pela manhã, o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes Santos, esteve com o presidente da Corte de Contas, Rholden Queiroz, e destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo TCE Ceará.

Durante a conversa, que contou com a presença dos secretários executivos da pasta, Liana Machado, Márcio Cardel e Guilherme França, o presidente Rholden Queiroz falou do trabalho complementar entre os dois órgãos. “A Sefaz arrecada e o Tribunal de Contas analisa os gastos. É preciso, tanto na área de arrecadação quanto na área de controle, estar atento para aperfeiçoar os procedimentos. O objetivo principal é zelar pelo uso correto dos recursos públicos em benefício da sociedade.”

À tarde, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley de Carvalho Filho, e a promotora Daniele Carneiro, estiveram no gabinete do presidente Rholden Queiroz. Entre os temas abordados estão as eleições municipais deste ano e o uso da inteligência artificial para otimizar os trabalhos de análise. “Em conjunto, os órgãos conseguem prestar um melhor serviço à sociedade,” disse o Procurador-Geral.

Consensualismo, auditorias conjuntas entre o Estado e a União, compartilhamento de dados e capacitações foram temas discutidos pelo Presidente do TCE e o secretário do TCU no Ceará, Roberto Sérgio do Nascimento. “Nosso objetivo é melhorar o contato entre as instituições e, ao mesmo tempo, fazer parcerias de tecnologias”, disse Roberto Sérgio.

Rholden destacou projetos que serão prioritários em 2024, como a auditoria voltada para a Primeira Infância e o monitoramento das Eleições Municipais. Também reiterou a participação do TCE Ceará na seleção a ser feita pelo Tribunal de Contas da União para o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). “Além de contribuir com uma causa relevante, que é a realização das auditorias financeiras da ONU, teremos uma grande oportunidade de trocar experiências com auditores do mundo todo.”

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais