Presidente do TJCE recebe Medalha Agerson Tabosa

O presidente do TJCE recebendo a medalha. Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Heráclito Vieira, foi agraciado com a Medalha Agerson Tabosa. Concedida pelo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), a comenda homenageia personalidades que se destacam na área jurídica e em serviços relevantes à sociedade.

“É uma honra, especialmente por esta comenda levar o nome do querido professor Agerson Tabosa. Tive o privilégio de ser seu aluno — ele era diretor da faculdade e lecionava Direito Romano, sempre com a sala lotada. Assim, manifesto que estou aqui profundamente grato, honrado e emocionado com esta homenagem. Muito obrigado”, salientou o presidente do TJCE.

Além do chefe do Poder Judiciário cearense, foram agraciadas a presidenta da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), advogada Christiane Leitão; a defensora pública geral do Estado, Sâmia Costa Farias; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Onélia Santana; a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; e a reitora da Universidade da Amazônia (UNAMA) e diretora do Grupo SER Educacional, Betânia Arroyo.

A relação de homenageados ainda contou com o procurador-geral do Município de Fortaleza, Hélio Leitão; o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito, Waldemir Catanho; o juiz federal e coordenador do Mestrado em Direito da UNI7, João Luís Matias; e o professor da Universidade de Brasília (UnB) e egresso da UNI7, Edvaldo Moita.

A solenidade ocorreu na ultima quinta-feira à noite, no auditório do Centro Universitário, e reuniu autoridades do Judiciário, da advocacia, da gestão pública, dos direitos humanos e do meio acadêmico. Após a entrega da medalha, houve palestra magna do professor Marcelo Neves, com o tema “Autoperiferização da Teoria do Direito: o caso brasileiro”.

Medalha Agerson Tabosa

Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (1979) e mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1973), Agerson Tabosa Pinto foi professor-titular da Universidade Federal do Ceará, tendo sido diretor, e da Faculdade 7 de Setembro, onde lecionou até sua morte, em 2011. Na UNI7, lecionou as disciplinas de Direito Romano e Sociologia, com livros e artigos publicados. Ao longo da carreira, marcou a trajetória de alunos, professores e profissionais da área, o que motivou a criação da medalha.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias