O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, desembargador Durval Maia, será agraciado com a mais alta honraria da Câmara Municipal de Fortaleza: a Medalha Boticário Ferreira. A sessão solene ocorrerá no dia 5 de agosto, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal.
A proposição da comenda é uma iniciativa do vereador Luciano Girão. A medalha leva o nome de Antônio Rodrigues Ferreira (o “Boticário Ferreira”), político que se destacou como administrador quando assumiu a Prefeitura de Fortaleza, no período de 1843 a 1859, cargo que exerceu até sua morte. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1799.
A medalha foi instituída em 1981, pela Câmara de Fortaleza, para premiar o mérito cívico de cidadãos que se distinguem pela notoriedade do saber, relevantes serviços prestados à coletividade e exemplos de dedicação ao serviço público.
Perfil
Natural de Fortaleza, Durval César de Vasconcelos Maia preside o TRT/CE desde dezembro de 2022. O magistrado iniciou sua carreira como juiz substituto na Justiça do Trabalho da Bahia, em 1992. Transferido para o Ceará, trabalhou como juiz titular nos municípios do Crato, Limoeiro do Norte, Quixadá, Baturité e Fortaleza.
Promovido por merecimento pela presidente Dilma Rousseff, Durval Maia foi empossado desembargador do TRT-7 em dezembro de 2013.