O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Leo Couto (PSB), vai lançar a plataforma ZOI — Zona de Observação e Inovação da Câmara de Fortaleza. O ato ocorrerá durante a segunda edição do Innova Câmara, marcado para a próxima segunda-feira, na sede da Pinacoteca, no Centro.
A ferramenta funcionará como o Observatório da CMFor, reunindo e organizando informações estratégicas sobre Fortaleza como dados populacionais, distribuição etária, equipamentos públicos, infraestrutura urbana e indicadores sociais. Com ela, os vereadores terão uma leitura mais precisa da realidade dos bairros antes de propor projetos, requerimentos e políticas públicas.
“Com o ZOI, o vereador terá acesso a dados que mostram, por exemplo, se um bairro tem mais crianças ou idosos, se precisa mais de uma creche ou de uma Areninha. Isso garante decisões mais assertivas e políticas públicas mais eficientes”, afirma Leo Couto.
Segundo ele, a iniciativa também reforça os pilares de inovação, inclusão e sustentabilidade que nortearam a gestão da Casa em 2025 e seguem como prioridades neste 2026.
Outras Ações
Entre as ações previstas para este ano, Leo Couto citou a realização de três edições da Corrida da Câmara de Fortaleza em alusão aos 300 anos do Legislativo.
Cada edição terá como temática um eixo estratégico do Parlamento da Capital (inovação, inclusão e sustentabilidade), formando uma mandala simbólica. Também foi destacada a inauguração do Espaço PET, que oferecerá gratuitamente serviços de castração e vacinação para animais das comunidades do entorno, além da ampliação das ações da Procuradoria da Mulher e do Espaço Evoluir.
Nova sede e concurso
Outro ponto de destaque é a mudança da sede do Legislativo para o Centro. A nova sede ocupará o terreno do antigo Mucuripe Club, localizado entre a Travessa Icó e a Avenida Leste Oeste.
A nova sede estará integrada a um projeto mais amplo de revitalização urbana, envolvendo comunidades do entorno, como Poço da Draga, Moura Brasil e Pirambu, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado.
O espaço contará com praça, anfiteatro e áreas de convivência, prevendo a participação de pessoas em situação de rua nas obras e a realização de um concurso de arquitetura para o novo Plenário.