Categorias: Política

Primeiro assentamento irrigado do Brasil será lançado nesta manhã no Ceará

Agricultor trabalhando. Foto: Arquivo

O governador Elmano de Freitas, com avalda da Procuradoria Geral do Estado e do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), assinará, na manhã desta terça-feira, a partir das 9 horas, no Palácio da Abolição, acordo que marcará a criação do Projeto de Assentamento Irrigado Jaguaribe-Apodi.

O projeto ganhará o nome de Zé Maria do Tomé, em Limoeiro do Norte (Vale do Jaguraibe) e será o primeiro assentamento irrigado do Brasil, simbolizando um marco na integração entre a política de reforma agrária e os sistemas públicos de irrigação.

A iniciativa resulta de uma construção coletiva e judicialmente mediada pela Comissão de Conflitos Fundiários da Justiça Federal no Ceará, envolvendo o Governo do Estado, a União e movimentos sociais.

O acordo põe fim a um conflito fundiário que se estendia há mais de uma década na região da Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte.

*Sobre Zé Maria do Tomé, leia aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais