Nesta quarta-feria, às 9 horas, os primeiros professores indígenas concursados tomarão posse para atuar em escolas do gênero ligadas à rede pública estadual de ensino. A solenidade, no Palácio da Abolição, terá a participação do governador Elmano de Freitas, da secretária da Educação, Eliana Estrela, e da secretária estadual dos Povos Indígenas, Juliana Alves.
Os 146 professores empossados serão recebidos em 30 unidades de ensino, que atendem as etnias Tapeba Pitaguary, Anacé, Jenipapo Kanindé, Tupinambá, Tapuia Kariri, Kanindé de Gameleira, Kanindé de Aratuba, Potiguara, Tabajara e Kalabaça. O início do exercício profissional está marcado para o segundo semestre letivo deste ano.
Esses professores, selecionados no primeiro concurso para professores indígenas da história do Ceará, vão atuar nos diversos níveis da educação básica. Lançado em 20 de julho de 2023, o concurso público foi constituído de três etapas: prova objetiva; prova prática e avaliação de títulos, sendo aprovados no concurso os classificados pelas três fases e com a devida habilitação em licenciatura em curso de nível superior.