Com o título “Programa Agente Jovem Ambiental: a natureza e os jovens agradecem”, eis artigo de Silvânia Claudino, editora do jornal “O Sertanejo”, de Crateús. Ela comemora ação do governo estadual em favor da juventude.
Confira:
Atitude louvável do Governo do Ceará a abertura das vagas para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema).
A ação, que vai contratar quase 10 mil jovens em todo o Estado, alcançando todos os 184 municípios, visa estimular a participação desse segmento em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental.
Além de viabilizar o desenvolvimento das competências e habilidades desses jovens, também amplia as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, com foco, é claro, na preservação do meio ambiente.
O programa ainda oferta apoio financeiro de R$200,00 e capacitação em educação ambiental.
O apoio financeiro ajudará esses jovens na fase inicial da vida e a experiência, certamente, fará diferença no campo profissional, com aprendizados importantes sobre sustentabilidade do planeta.
Muitos até poderão seguir, profissionalmente, esse rumo, até porque o trato com a natureza acaba sendo apaixonante.
*Silvânia Claudino
Editora do jornal O Sertanejo, de Crateús.