Categorias: Artigo

“Projeção Quaest: Sarto é o primeiro grande a enrolar a bandeira”

Nicolau Araújo é jornalista

“Não é preciso ser nenhum especialista em probabilidade para apontar que o projeto da reeleição não mais se viabilizará, a 25 dias da votação”, aponta o jornalista Nicolau Araújo.

Confira:

Conhecido por praticamente todo o eleitorado de Fortaleza e sem perspectiva de crescimento por causa do alto índice de rejeição, em 43%, Sarto teria uma candidatura fadada ao fracasso”.

A avaliação foi feita há exatos 20 dias, neste mesmo espaço do Blogdoeliomar, quando da divulgação da primeira pesquisa Quaest, pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação.

Nesta quarta-feira, 11, o prefeito Sarto, candidato à reeleição pelo PDT, caiu da segunda posição na pesquisa anterior para a atual quarta colocação, diante da perda de quatro pontos percentuais, além do aumento da rejeição, agora em 52%.

Não é preciso ser nenhum especialista em probabilidade para apontar que o projeto da reeleição não mais se viabilizará, a 25 dias da votação. Caberá ao PDT, não mais ao seu candidato, redefinir a estratégia para os próximos quatro anos. Quem o partido de Roberto Cláudio, Ciro Gomes e André Figueiredo desejará enfrentar em 2028, em uma tentativa de retomada do Paço Municipal, após 12 anos de hegemonia? Dificilmente, a escolha recairá sobre Evandro Leitão, que representaria um novo ciclo de poder em Fortaleza.

Prestes a enrolar a bandeira – falta somente alguém avisar ao PDT -, o partido não terá vida fácil na tentativa de evitar a presença de Evandro Leitão no segundo turno, diante do crescimento meteórico do candidato do PT, sete pontos percentuais em 20 dias. A má notícia para o candidato do PT é o crescimento da rejeição, de 32% para 40%, diretamente proporcional ao aumento do índice de conhecimento de Evandro, junto ao eleitorado de Fortaleza, antes em 62% e agora em 72%. Mas esse índice da rejeição é algo para se preocupar somente em um eventual segundo turno.

Com o crescimento da candidatura do PT, é pouco provável um segundo turno com duas candidaturas conservadoras, representadas de forma competitiva pelos candidatos Capitão Wagner, do União Brasil, e André Fernandes, do PL.

A exemplo de Sarto, Wagner tem despencado nas intenções de voto do eleitorado fortalezense, mas com alguns pontinhos ainda de sobra. Assim também a exemplo de Evandro, André Fernandes tem crescimento meteórico. O candidato do PL tem se fortalecido onde se menos imaginava, na periferia.

André Fernandes conseguiu uma boa sintonia com a periferia por meio de seus jingles e mensagens nas redes sociais.

Sarto zombou da periferia, ao imaginar que o jovem, que o trabalhador, a trabalhadora e a dona de casa se viriam representados por um par de óculos, quando na condição de prefeito poderia ter mostrado muito mais…

Nicolau Araújo é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais