A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) lançará, às 10 hora desta quata-feira, na Praça João Caubi, na Praia da Baleia, em Itapipoca, o projeto Amar Defensoria – um mar de Direitos. A ação é dedicada às comunidades tradicionais localizadas no litoral cearense e levará atendimento e educação em direitos.
O projeto integra o programa que comemora os 185 anos do nascimento e os 110 anos do falecimento do Dragão do Mar, abolicionista e heroico pescador cearense. Trata-se de uma iniciativa que também promove um mapeamento e uma aproximação com as comunidades litorâneas, formadas por rendeiras, marisqueiras, pescadores, indígenas, quilombolas, cozinheiros e brincantes.
“É sobre a fundamentalidade dos povos tradicionais do litoral, que reconhecemos a necessidade de ouvir sobre suas problemáticas, seus direitos e seus territórios. É essa a missão da Defensoria, apoiarmos os direitos e as existências dessas comunidades, assim estamos assegurando um legado vibrante e sustentável para as gerações que virão”, destaca a defensora geral do Ceará, Samia Farias.
Além da apresentação do Amar Defensoria, a comunidade poderá ser atendida por defensores públicos que estarão na região com a Defensoria em Movimento, projeto itinerante da instituição atende moradores de regiões na capital e no interior do Estado.