Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto cria programa de enfrentamento da violência contra policial

Segurança também para o policial. Foto: Arquivo

O Projeto de Lei 779/24 cria o Programa Nacional de Prevenção e Combate à Vitimização dos Profissionais de Segurança Pública e de Defesa Social, com diretrizes para enfrentar a violência contra policiais e outros agentes de segurança.

O texto foi apresentado pelos deputados Alberto Fraga (PL-DF), Coronel Telhada (PP-SP) e Capitão Alden (PL-BA) à Câmara dos Deputados. A proposta inclui o programa na Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

Entre as diretrizes do programa, estão o monitoramento ininterrupto da violência contra os profissionais de segurança pública e o apoio às famílias de agentes mortos em serviço ou em razão dele.

Regime disciplinar

Ainda na linha de prevenção e enfrentamento à vitimização policial, o projeto altera a Lei de Execução Penal para permitir a aplicação de regime disciplinar diferenciado para quem praticar homicídio ou lesão corporal gravíssima contra agente de segurança pública ou de defesa social.

Entre outros pontos, o regime diferenciado prevê recolhimento em cela individual, monitoramento das entrevistas e fiscalização da correspondência.

Prioridade

Altera ainda o Código de Processo Civil para priorizar a tramitação das causas que tratem da punição de crime violento contra agente de segurança pública ou de defesa social.

Por fim, modifica o Código de Processo Penal para priorizar processos e inquéritos relacionados a crime violento contra profissional de segurança pública em serviço.

Legislação de proteção

Os autores explicam que a intenção do projeto é ser um “passo inicial” na construção de um arcabouço legislativo de proteção do policial e de outros profissionais de segurança pública. A violência contra esses agentes, na opinião dos parlamentares, avança para além dos limites individuais e alcança o Estado e toda a sociedade.

Para eles, a sensação de insegurança no País decorre em grande parte da fragilidade da prevenção da violência contra o policial.

O projeto será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

(Agência Câmara)

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 25 milhões

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 25 milhões

As seis dezenas do concurso 2.725 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

PGE inscreve para seleção de 30 estagiários em Direito

PGE inscreve para seleção de 30 estagiários em Direito

A partir de 27 de maio próximo, a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará estará recebendo inscrições para estágio de graduação em Direito. As inscrições serão realizadas até 26 de junho

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu nessa quarta-feira (15) às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a retirada de postagens com desinformação sobre a entrega de alimentos para a

Fecomércio/CE apresenta balanço do Dia das Mães até o fim de maio

Fecomércio/CE apresenta balanço do Dia das Mães até o fim de maio

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio/CE) e deputado federal Luiz Gastão Bittencourt informou que até o fim do mês a entidade deverá

Presidente da Anatel diz que falta soberania do Estado na internet

Presidente da Anatel diz que falta soberania do Estado na internet

A internet e, em especial, as redes sociais são ainda ambientes que dificultam, ao Estado brasileiro, exercer sua soberania no combate àqueles que usam esse espaço para disseminar fake news

Comitiva da Fiec na Holanda visita fabricante de guindastes e equipamentos de perfuração

Comitiva da Fiec na Holanda visita fabricante de guindastes e equipamentos de perfuração

A comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que participou da World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition, maior evento mundial sobre hidrogênio verde, realizado em Roterdã, na