Os municípios de Aracati, Horizonte, Itarema, Maranguape e Marco foram contemplados nesta semana com a primeira edição do projeto Esgotamento Legal, uma iniciativa do Ministério Público do Ceará (MPCE), em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Ambiental Ceará e a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), que promove um conjunto de atividades socioambientais para incentivar a utilização do sistema de esgoto.
Entre as atividades previstas no cronograma, estão: visitas domiciliares, formação de comissão para acompanhamento do projeto, apresentações lúdicas em escolas, capacitações sobre educação sanitária e ambiental com líderes comunitários, dentre outras.
“Vamos realizar um diagnóstico social juntamente com visitas institucionais para começar a entender a cidade. Estamos iniciando com ações macros e, a partir desse momento, identificaremos as necessidades de readequações ou a introdução de novas ações que atendam a comunidade”, apontou a coordenadora de Interação Social da Cagece, Sâmia Régia de Andrade.
“A tendência é que a gente possa expandir para os outros municípios”, ressaltou o superintendente de negócio da Cagece, Ronaldo Feitosa.