Eu acredito muito na coletividade, sempre digo isso. Realizar eventos literários sendo nós autores independentes é um grande desafio, daí a importância de nos apoiarmos. Vozes Jucaenses é um evento literário criado há quatro anos e idealizado pelos grupos Deleite Poético, Clube de Leitura Alumiar e Quintal de Poesia, e consiste na produção de um livro coletivo dos escritores do município de Jucás. O evento de lançamento do livro acontece sempre no primeiro sábado de dezembro de cada ano e este ano celebra a sua quinta edição.
A antologia deste ano foi intitulada, “Asas Jucaenses: no voo da Literatura” e contou com textos de 42 escritores jucaenses. O objetivo principal desse projeto é propagar a leitura e a escrita em Jucás. A idealização, produção e lançamento da obra literária em questão são de responsabilidade dos grupos: Deleite Poético, Alumiar e Quintal de Poesia. “Nas edições anteriores, a publicação era financiada pelos autores participantes, entretanto, este ano os grupos idealizadores do evento resolveram apostar num financiamento do livro através de uma vaquinha virtual, isentando, assim, os escritores de qualquer custo financeiro. A resposta veio ligeiro, em menos de uma semana de inscrição, mais de quarenta escritores se inscreveram para participarem da antologia, ou seja, o dobro de participantes da última edição, o que representa um marco na história literária de Jucás”, explica Neli Frutuoso, escritora, poetisa, bibliotecária da UFC e idealizadora do @quintaldepoesia_.
Deleite Poético é um grupo de escrita fundado em 2018 e que busca incentivar a produção literária no município de Jucás. O Clube de Leitura Alumiar por sua vez fomenta a leitura e a discussão de obras literárias em suas reuniões mensais. O Quintal de Poesia se soma a esta produção literária mostrando os diversos talentos da família Frutuoso Ferreira, como música, poesia, contação de história, dentre outros. O Quintal segue, desta forma, produzindo e divulgando a cultura regional.
Na primeira edição, em 2020, lançaram-se 3 obras literárias: “Quintal de Poesia”, de
Antonio Ferreira, Leoneide Frutuoso e Neli Frutuoso; “Ambivalência”; de Anizeuton Leite e
“Sombrio”; de Allane Mágila. Na segunda edição, em 2021, foi lançada a antologia “Alumiar Poético”, obra escrita por vinte escritores jucaenses. Já na terceira edição, em 2022, houve o lançamento do livro “Jucás em prosa e verso: retalhos de nós” e na quarta edição, em 2023, foi a vez do livro intitulado “Jucás terra de contos e encantos”. O evento é realizado na Câmara Municipal de Jucás e transmitido nas redes sociais dos grupos idealizadores do projeto.
“Este projeto, para nós que somos jucaenses, representa um grande avanço, e por sua vez, é considerado um marco bastante significativo na história literária do município de Jucás. É um trabalho incrível que nos impulsiona, nos faz avançar. Apesar de todos os desafios que temos enfrentado, entendemos que não é mais possível retroceder. Sabemos que esta é a nossa missão e acreditamos que sempre haverá uma valorização e uma busca constante por novos escritores jucaenses”, emociona-se Neli Frutuoso.
Se você desejar colaborar com este projeto, coloco aqui o link da vakinha. O intuito é conseguir o valor de dois mil e quinhentos reais, valor necessário para a edição e impressão de sessenta exemplares da obra literária para o projeto deste ano.
Uma resposta
Gratidão pelo apoio e parceria Mirelle ❤️🌹👏🏾 Agradeço em nome de todos que fazem parte do Vozes Jucaenses