O PSB não pensa, no momento, em lançar candidato ao Goerno em 2026. Foi o que deixou claro o presidente estadual do partido, ex-deputado Eudoro Santana, ao falar durante festa de confraternização que a sigla realizou em sua sede, em Fortaleza, nesta noite de sexta-feira.
“Candidatura é uma coisa que dve ser trabalhada. Precisa também ter padrinho”, disse o dirigente partidário.
Hoje o PSB está na base aliada do governador Elmano de Freitas (PT), mas, nas últimas semanas, chegou a estar envolvido numa polêmica, quando o senador Cid Gomes teria esboçado para seus correligionários o desejo de romper com o PT. Isso, porque a legenda queria controlar tudo: já tem presidente, Governo, Assembleia e ganhou a Prefeitura de Fortaleza. Cid, no entanto, desafiou que alguém procurasse alguma fala sua abordando rompimento.
Na mesma ocasião, o dirigente estadual informou que vai convocar o Conselho de Ética do PSB para tratar do caso do prefeito eleito de Choró, Bebeto Queiroz (PSB). Ele era considerado foragido, mas se apresentou espontaneamente em uma delegacia, no bairro José Bonifácio. A acusação contra ele o atual prefeito, Marcondes Jucá (PT), que também chegou a ser preso pela Operação “Ad Manus”, deflagrada pelo Ministério Público do Ceará, diz respeito à decretaçaõ de emergência no município e, com isso, fez uma dispensa de licitação para contratar um posto de combustíveis que ofereceu preços muito mais altos que os praticados no mercado. O esquema de desvio de dinheiro e pagamento de propina beneficiou o atual prefeito e envolveu propriedade do prefeito eleito, Bebeto Queiroz, que foi apoiado por Marcondes nas eleições.
Sem Cid Gomes
A festa de confraternização do PSB, comandada por Eudoro, pai do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), reuniu militantes históricos e a secretária dos Direitos Humanos do Governo Elmano, Socorro França.
O senador Cid Gomes não compareceu. Estava nesta noite no ato de inauguração do Hospital Municipal Estevam Ponte, em Sobral, ao lado do governador Elmano de Freitas.
Também não compareceram os vereadores reeleitos Léo Couto, que deverá ser eleito presidente da Câmara Municipal, e a vereadora Bá. Do PSB, estavam o secretário-geral no destado Célio Fernando, e o presidente da sigla na Capital, Osmar de Sá Pontes.