O Diretório do Partido dos Trabalhadores de Maracanaú votou na noite dessa quinta-feira (21) pelo apoio ao projeto de reeleição do prefeito Roberto Pessoa (União Brasil), como forma de o partido conseguir duas ou três cadeiras na Câmara Municipal, em outubro próximo, quando o PT não possui nenhum representante na atual legislatura em Maracanaú, município cearense com o segundo maior PIB no Estado.
Militantes que defendiam a candidatura própria, que teria à frente o deputado estadual Júlio César Filho, reclamaram que não tiveram direito a participar da reunião e que deverão recorrer à direção nacional do PT.
Para a direção municipal do PT, o apoio à reeleição de Roberto Pessoa acontece porque o União Brasil é aliado da base do presidente Lula.
Resolução do Diretório Municipal
Considerando a resolução do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, de 18 de dezembro de 2023, que estabelece o regulamento para encontros ou prévias tendo em vista as eleições municipais de 2024;
Considerando a Resolução do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, de 30 de novembro de 2023, no sentido de orientar as correntes partidárias o aprofundamento do diálogo na perspectiva de consensos progressivos em relação ao processo da Tática Eleitoral do município ;
Considerando o princípio da democracia interna que constitui a base da organização partidária;
Considerando a responsabilidade política do Partido dos Trabalhadores em apresentar, no mais curto espaço de tempo, à federação Brasil da Esperança, aos partidos da base aliada do Governo Elmano, e, especialmente, ao povo de Maracanaú, um projeto democrático e popular bem como o planejamento e as orientações na montagem das chapas do arco de alianças;
Considerando a disposição de valorosos quadros públicos do partido, que se apresentarem como pré-candidatas e pré-candidatos proporcionais para representá-lo no processo eleitoral que se aproxima;
O Diretório municipal do partido dos trabalhadores de Maracanaú, reunido em 20 de março de 2024, resolve, por sua ampla maioria:
1. Montar uma chapa proporcional forte, atraindo e filiando vereadores ao partido, com Pré-candidaturas pelo PT e os partidos da Federação Brasil da Esperança para eleições de 2024, com possível eleição de uma bancada de no mínimo 3 vereadores;
2. Ampliar as articulações eleitorais no município para o fortalecimento das relações com as outras federações e partidos políticos que apoiam os governos de Lula e de Elmano de Freitas no Ceará.
3. Organizar uma série de eventos territoriais como forma de preparação do partido e seus aliados para as eleições municipais de 2024 através de “Seminários Territoriais e Temáticos do PT Maracanaú-CE: Democracia e Participação Popular”, considerando que estes certames demarcam um momento estratégico para a construção de sólida aliança popular e democrática que promova a recondução dos Governos Lula e Elmano em 2026 e o projeto nacional baseado na ampliação das liberdades democráticas, dos direitos sociais, da industrialização, da defesa da inclusão social, do desenvolvimento, da industrialização da defesa do meio ambiente, da soberania nacional e da integração regional.
4. Apoiar a candidatura a reeleição do atual prefeito “Roberto Pessoa” do União Brasil, sendo de outro partido porém obedecendo à política de alianças definida pelo Diretórios Nacional, Estadual e Municipal do PT.*
5. Como a decisão sobre as regras para as escolha do processo contou com mais de 2/3 dos membros previsto na resolução do PT Nacional, a instância municipal poderá encaminhar os nomes dos pré-candidatos a vereadores até 15 de Abril de 2024, em calendário a ser definido em conjunto com as instâncias superiores e obedecendo a lei eleitoral vigente.
7. Debater as políticas convergentes com os compromissos de campanha a ser documentados no Plano de Governo e, ao mesmo tempo, apontar deficiências e apresentar propostas num debate crítico, transparente e construtivo.
8. Com o apoio dos partidos da Federação Brasil da Esperança, focar no desafio particular das campanhas para as eleições de 2024, por proporcionar oportunidade privilegiada para ampliar a Frente popular e avançar na unidade em torno de um projeto de engrandecimento de Maracanaú-CE.
9.Determinar ao Grupo de Trabalho Eleitoral, já nomeado pela Executiva Municipal, ou a própria Executiva Municipal a condução do processo eleitoral, bem como qualquer aprovação necessária no processo.
Diretório Municipal do PT de Maracanaú-CE