O Partido dos Trabalhadores vai se reunir, nesta sexta-feira, em Brasília, para decidir sobre o comando do partido, após ida de Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula. Esse encontro estava marcado para segunda-feira, mas foi antecipado.
O senador Humberto Costa (PE) aparece agora como favorito para o mandato-tampão. Ele, no entanto, disputa o espaço com o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Nobre Guimarães.
Ambos são vice-presidentes da legenda que, no dia 6 de julho próximo, escolherá, em eleição interna e em definitivo, seu novo dirigente nacional.
O ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, é o cotado para ser o ungido. Ele, inclusive, tem a preferência do presidente Lula.
Humberto X Guimarães
Nas últimas horas, o nome de Humberto Costa ganhou apoio de três membros da maior ala petista, a Construindo Um Novo Brasil.
Já Guimarães, que teve o nome citado numa investigação sobre desvio de emendas, por conta disso teria perdido terreno, segundo fontes petistas.
O parlamentar rebate qualquer envolvimento no caso.
(Também com Agências)