Categorias: Publicidade

PubliEditorial – Artesanato, a tradição que gera renda e inspira desenvolvimento no Litoral Leste

Garrafinha de areia colorida é atração artesanal de Aracati – Foto: Acervo Sebrae

Entre tradições centenárias e novas oportunidades de mercado, o artesanato do Litoral Leste se consolida como patrimônio cultural e motor de desenvolvimento territorial com o apoio do Sebrae e o protagonismo dos artesãos locais.

Nas mãos de artesãos e artesãs a criatividade se multiplica em peças de labirinto, crochê, macramê, bordado, palha da carnaúba, cerâmica, areia colorida e madeira, revelando a diversidade de técnicas e expressões que fazem do Litoral Leste do Ceará um celeiro cultural único.

Formado por municípios como Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itaiçaba e Pindoretama, a região é um território marcado por paisagens exuberantes, pela força do turismo e, sobretudo, pela riqueza da sua cultura popular. A produção artesanal da região, considerada uma herança cultural, se consolida como atividade econômica estratégica, transformando as tradições em geração de renda, inclusão social e identidade coletiva.

As mais diferentes criações artesanais da região preservam histórias, fortalecem a autoestima comunitária e dialogam com o turismo, conectando visitantes à tradição e ao território. O artesanato do Litoral Leste é um motor de desenvolvimento sustentável.

O Sebrae Ceará tem atuado lado a lado com grupos produtivos da região. Por meio de sua metodologia CriarCE, a instituição trabalha para ampliar a visibilidade, a profissionalização e inserção do artesanato em um mercado cada vez mais competitivo. A iniciativa promove a inovação sem perder de vista a autenticidade, valorizando mestres, artistas populares e novas gerações que seguem reinventando o artesanato. Ao apoiar cooperativas, associações e grupos produtivos, o Sebrae promove a integração com o turismo por meio de projetos já consolidados como é o caso da Rota das Falésias que une cultura, hospitalidade e criatividade.

Labirinto: o fio que tece histórias e futuro

Entre os símbolos mais fortes do artesanato local está a rede em labirinto, bordado típico de Aracati e reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Ceará. A técnica, de origem secular, exige habilidade minuciosa. Os fios são retirados de um tecido base e substituídos por delicados bordados geométricos, transformando o simples em sofisticado.

O labirinto é um elemento de identidade cultural que atravessa gerações e sustenta famílias inteiras. Ao investir em capacitação de artesãs, design de produtos e estratégias de comercialização, o Sebrae tem fortalecido o setor posicionando o labirinto como referência de autenticidade e qualidade capaz de conquistar consumidores no Brasil e no exterior.

Esse trabalho é essencial para que o bordado mantenha sua relevância econômica e cultural, garantindo que cada peça leve consigo não apenas beleza, mas também a memória viva de um território.

Artesãos do Litoral Leste na Fenacce

O Litoral Leste se reinventa diariamente conquistando espaço em vitrines nacionais e internacionais. O fortalecimento desse ecossistema se traduz em conquistas concretas. Um exemplo é a participação de sete artesãos na Feira Nacional de Artesanato e Cultura – Fenacce, em Fortaleza.

Selecionados por edital do Sebrae/CE, esses artesãos receberam mentorias personalizadas, curadoria especializada em produtos e embalagens e suporte estratégico de comercialização, garantindo que suas peças chegassem à feira com maior atratividade e competitividade.

Na Fenacce, eles poderão dialogar com compradores nacionais, estabelecer parcerias comerciais e ampliar suas redes de relacionamento. Essa participação é um divisor de águas, aproximando os artesãos de novos mercados, projetando suas marcas e evidenciando o artesanato como protagonista no desenvolvimento regional.

Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Centro de Eventos. – Foto: Agência Sebrae de Notícias Ceará

Os desafios e os caminhos para o futuro

Apesar dos avanços, o setor ainda enfrenta desafios como a sazonalidade das vendas, o acesso limitado a novos mercados, as restrições de investimento e a necessidade de maior iniciativa empreendedora. Para enfrentar esses pontos, o Sebrae/CE tem estimulado parcerias com o trade turístico, prefeituras e associações locais, além de incentivar a presença digital dos artesãos, ampliando sua divulgação por meio das redes sociais e do e-commerce.

Esse movimento contribui para consolidar o artesanato como parte da economia criativa do Ceará, setor cada vez mais reconhecido pela sua capacidade de gerar renda, inclusão produtiva e visibilidade cultural.

No Litoral Leste, o artesanato atua como vetor de desenvolvimento sustentável que preserva o passado, movimenta o presente e inspira o futuro de um Ceará cada vez mais empreendedor ao lado do Sebrae.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais