Com mais de 100 expositores e foco em capacitação, evento se consolida como vitrine estratégica para o empreendedorismo cearense
Em pleno mês de julho, tradicionalmente aquecido pelo setor do turismo, Fortaleza se prepara para receber mais de 460 mil visitantes nesse período de férias. Com isso, abre-se uma importante janela de oportunidades para a economia local. Aproveitando a intensa movimentação na cidade, de 15 a 20 de julho, a capital cearense sedia a edição 2025 da Feira FAMA, Feira do Artesanato, Moda e Alimentos, um evento gratuito que reúne mais de 100 expositores e movimenta diferentes setores da economia criativa.
Realizada na avenida Beira-Mar, um dos mais tradicionais pontos turísticos de Fortaleza, a feira tem se consolidado como um polo estratégico para a valorização da produção local, a geração de renda e o fortalecimento dos micro e pequenos negócios. O evento reúne mais de 100 empreendedores dos mais diversos segmentos como moda, artesanato, gastronomia e beleza, criando um ambiente fértil para negócios e parcerias. Além disso, os 27 desfiles programados funcionam como vitrine de tendências e talentos da moda autoral cearense, com potencial de atração de novos mercados e investidores.
Em meio a alta estação, o evento assume papel central na movimentação da economia local. A expectativa da organização é de que a feira receba milhares de visitantes ao longo dos seis dias.
Com uma trajetória fortalecida ao longo de 32 anos, nesta edição, a FAMA traz como tema “De todo canto para toda a gente”, refletindo sua missão de aproximar os produtores do consumidor final. Implantada nos últimos anos, a estratégia itinerante com atuação em cidades do interior do estado amplia o mercado para marcas autorais e empreendedores em estágio inicial ou em fase de expansão.
“A Feira FAMA é um espaço crucial de formação e profissionalização para os empreendedores. É um ponto de virada na profissionalização e visibilidade de centenas de empreendedores”, afirma Dalvani Mota, presidente da Femicro Ceará, entidade realizadora do evento.
Fomento ao empreendedorismo com o apoio do SEBRAE
Atuando como correalizador do evento, o Sebrae Ceará tem papel estratégico nessa mobilização. A instituição atua no apoio à curadoria dos expositores, na realização de oficinas e palestras e no fortalecimento das cadeias produtivas locais. Por meio do trabalho em rede com associações, grupos produtivos e coletivos criativos, o Sebrae garante que a FAMA seja também um espaço de aprendizado, negócios e conexões duradouras.
A iniciativa é parte de uma estratégia mais ampla de fomento ao empreendedorismo no estado. Para o SEBRAE, iniciativas como essa fortalecem a sustentabilidade financeira dos pequenos empreendimentos e aumenta sua competitividade no mercado.
A Feira FAMA 2025 é uma realização da Femicro Ceará e Ampefort, com correalização do SEBRAE, patrocínio do Sesi e Banco do Nordeste, e apoio institucional da FIEC, Fecomércio (Sesc e Senac), Revista Acontece e Prefeitura de Fortaleza.
Mais informações e a programação completa estão disponíveis nas redes sociais oficiais do evento.