Categorias: Publicidade

PubliEditorial – O artesanato cearense ganha força com o Sebrae

Artesanato em cerâmica fazem parte da tradição cearense. – Foto: Adobe Stock

O Sebrae tem atuado em todas as regiões do estado para que essa riqueza cultural também se traduza em desenvolvimento econômico

O Ceará tem cores, formas e as mãos habilidosas de quem sabe fazer arte. Em cada canto do estado, o artesanato traduz a identidade cultural do povo cearense se tornando um grande atrativo turístico. Do litoral ao sertão, os visitantes se encantam com as rendas, peças em couro, bordados, esculturas, crochês, garrafinhas de areia colorida e uma infinidade de expressões que unem a tradição e a criatividade.

Cada lembrança carregada na mala é um pedaço da história e da memória da região. Ao visitar o Cariri, é impossível não se impressionar com a arte em pedra e madeira. No Maciço de Baturité, o bordado e o crochê mostram a força do território. Na Região Metropolitana de Fortaleza, a renda de bilro de Aquiraz, recentemente reconhecida como Indicação Geográfica, preserva uma antiga tradição. Já no Sertão dos Inhamuns, o crochê e o macramê se tornaram fonte de renda para centenas de famílias.

Essa diversidade faz do artesanato um diferencial competitivo para o turismo cearense. O Sebrae tem atuado fortemente para que essa riqueza cultural também se traduza em desenvolvimento econômico. Por meio de projetos como o CRIARCE, consultorias, oficinas de design, acesso a novos mercados e ações de valorização da identidade territorial, o Sebrae apoia artesãs e artesãos na profissionalização, na melhoria da gestão e na criação de produtos que dialoguem com as tendências do mercado sem perder sua essência cultural. Além disso, o Sebrae promove o acesso a feiras nacionais e internacionais, ampliando as oportunidades de comercialização e visibilidade para o artesanato cearense.

Com apoio do Sebrae, cada peça produzida no Ceará é um cartão de visita para quem deseja conhecer de perto a criatividade, a força e a hospitalidade do povo cearense.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais