Fruto da parceria entre a Prefeitura de Amontada e o Sebrae/CE, a iniciativa incentiva o empreendedorismo feminino nas comunidades litorâneas do município
O projeto Quintais Gastronômicos, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Amontada por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o Sebrae/CE, é finalista do Prêmio Nacional do Turismo 2025. A premiação, promovida pelo Ministério do Turismo (MTur) e pelo Conselho Nacional do Turismo (CNT), reconhece as melhores práticas e talentos que contribuem para o desenvolvimento do setor no país.
Ao todo, 24 candidatos concorrem na categoria “Profissionais de Destaque” e outros 36 disputam “Iniciativas de Destaque”, todos selecionados por uma comissão especializada. Os vencedores serão anunciados no dia 4 de dezembro, em cerimônia realizada em Brasília (DF). O projeto cearense está entre os finalistas das “Iniciativas de Destaque”, na área “Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo”, ao lado dos projetos “Céu de Montanhas”, de Minas Gerais, e “Tecendo Rendas e Conectando Saberes na Amazônia com Turismo de Base Comunitária”, do Pará.
O Quintais Gastronômicos tem se destacado por incentivar o empreendedorismo feminino nas praias de Caetanos, Moitas e Iracema do Meio (Iracaizinho), em Amontada, valorizando a cultura local e a gastronomia regional. Com apoio da Prefeitura e do Sebrae/CE, moradoras transformaram seus quintais em espaços gastronômicos voltados à culinária típica, utilizando especialmente frutos do mar.
Para o articulador do Sebrae Regional Oeste, Jacob Bandeira, o reconhecimento nacional já representa uma grande conquista para essas mulheres que ampliaram suas oportunidades de renda e alcançaram visibilidade em níveis local, regional e agora nacional. Ele destaca o orgulho do Sebrae/CE em acompanhar o projeto desde o início e reforça o desejo de levar a metodologia dos Quintais Gastronômicos para outras regiões. “Temos muito carinho por este projeto, sobretudo pelos impactos gerados por ele para a comunidade. Nosso desejo é poder, a partir desta experiência, levar essa mesma metodologia dos Quintais Gastronômicos para outros territórios do Ceará”.
O Prêmio Nacional do Turismo recebeu 423 inscrições de todo o país na primeira fase, avaliadas por comissões de especialistas com atuação reconhecida em áreas como gestão pública, pesquisa, inovação, sustentabilidade e promoção turística. A categoria “Profissionais de Destaque” reúne oito áreas, cada uma com três finalistas, enquanto as “Iniciativas de Destaque”, destinadas a pessoas jurídicas, contemplam 12 categorias, também com três finalistas cada, abrangendo temas como governança, gestão de dados, turismo sustentável, economia criativa, valorização dos patrimônios cultural e natural, qualificação profissional, marketing, turismo de base comunitária, diversidade, afroturismo e trilhas de longo curso como estímulo ao desenvolvimento.