Categorias: Publicidade

PubliEditorial – Rota das Falésias une forças para impulsionar o turismo no Litoral Leste

Canoa Quebrada, Aracati — Foto: Acervo Sebrae Ceará

O roteiro, composto por oito municípios, integra natureza, cultura, artesanato, gastronomia, história e ecoturismo

Um dos cenários mais exuberantes do Nordeste brasileiro, a Rota das Falésias é conhecido por suas paisagens exuberantes, falésias coloridas e um litoral paradisíaco. Com cerca de 215 km de extensão de praias, a Rota é hoje um dos principais produtos turísticos do Ceará e do Nordeste.

Mas por trás desse patrimônio natural existe um trabalho coletivo que vem transformando o Litoral Leste em um destino cada vez mais competitivo. O poder público, o setor privado e entidades como o Sebrae Ceará têm unido esforços para ampliar a infraestrutura, qualificar os serviços e criar um ambiente de cooperação entre municípios e empreendedores. Essa parceria é o que garante que a Rota das Falésias possa se tornar uma referência turística nacional e internacional.

Recentemente, representantes das prefeituras dos municípios que compõem a região, empresários do setor turístico, lideranças locais, Secretaria de Turismo do Estado e o Sebrae, se reuniram para alinhar novas demandas e estratégias voltadas à infraestrutura, à valorização cultural e à competitividade da região. A ideia é que novos investimentos sejam realizados na região para melhorar a recepção de turistas, tanto de outros estados quanto do próprio Ceará, fortalecendo a imagem do território como destino de referência no Brasil.

Um roteiro que conecta experiências

A Rota das Falésias percorre oito municípios do litoral leste cearense:  Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí. Conectado pelo litoral, passando por 35 praias, o trajeto também se estende até o Rio Grande do Norte, consolidando-se como um dos principais produtos turísticos do Nordeste.

Entre os destinos de maior destaque estão Canoa Quebrada, Morro Branco, Praia das Fontes, Ponta Grossa, Redonda e Porto das Dunas. Por lá, o ecoturismo e a hospitalidade, unidos à cultura, a gastronomia, o artesanato e a história se transformam em atrativos valiosos capazes de encantar visitantes do Brasil e do mundo.

Parceria que gera desenvolvimento

Por trás desse potencial, existe uma governança sólida apoiada diretamente pelo Sebrae Ceará, que atua na estruturação de pequenos negócios turísticos e na criação de um ambiente favorável à inovação e à competitividade. O Escritório Regional do Sebrae no Litoral Leste, com sede em Aracati, funciona como agente capaz de organizar, capacitar e dar visibilidade aos empreendedores locais, garantindo que o turismo seja também vetor de geração de renda e de negócios para a comunidade.

O fortalecimento da Rota das Falésias é fruto da soma de inúmeros esforços. Enquanto o poder público investe em infraestrutura e promoção, o setor privado aposta na qualidade dos serviços e experiências ofertadas, já entidades como o Sebrae articulam soluções para que os empreendedores possam crescer de forma sustentável. Essa tríade é fundamental para consolidar o litoral leste cearense como um dos destinos turísticos mais competitivos e atrativos do país.

Conheça o trabalho que o Sebrae desenvolve no Litoral Leste.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais