Categorias: Artigo

“Quadra invernosa 2025: sertanejo aguarda com esperança”

Silvania Claudino é editora do Jornal O Sertanejo

“Para 2025, as expectativas são contraditórias. Conforme especialistas que estiveram reunidos em Tauá com agricultores da região no mês de novembro, as notícias são boas”, aponta a jornalista Silvania Claudino

Confira:

Chega o final do ano e mesmo envolvidos com as festas tradicionais dessa época, como o Natal e a passagem de ano, no sertão muitos voltam seus olhares para o prenúncio da quadra invernosa. O olhar para o nascente em busca de chuva é prática certa no sertão, por esse período. É que logo que “virar o ano”, a espera de chuva se torna constante e quando ela chega, os agricultores já começam também o preparo da terra e o plantio.

Para 2025, as expectativas são contraditórias. Conforme especialistas que estiveram reunidos em Tauá com agricultores da região no mês de novembro, as notícias são boas. Eles, que são os mais renomados do país, apresentaram seus prognósticos para a quadra chuvosa do Ceará em 2025 e a expectativa é de que o Estado registre chuvas dentro da média ou acima da média.

O encontro contou com a participação dos especialistas no assunto: o meteorologista Ronaldo Coutinho, fundador da empresa de previsão meteorológica Climaterra e do Canal do Tempo; Luiz Carlos Molion, também meteorologista, pesquisador e professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas e o engenheiro agrícola Antoniane Arantes, especialista em análise de dados climáticos e responsável pelo boletim de hidrometeorologia do Estado de São Paulo – CATI-SAA/SP.

Antoniane Arantes projetou um volume de chuvas dentro da normalidade para 2025. “A expectativa é que tenhamos um ano de La Niña, assim a gente espera que seja um ano de normalidade. Recomendamos aos produtores rurais que realizem seus plantios dentro da normalidade das condições de chuvas da sua região”, disse. Luiz Carlos Molion, por sua vez, disse que as condições de chuvas para o sertão cearense serão boas tanto no final deste ano como em 2025. Molion disse ainda que a tendência é que não sejam registradas secas severas nos próximos dez anos no Ceará.

Ronaldo Coutinho, que participou por videoconferência, também confirmou as expectativas favoráveis para a quadra chuvosa no Ceará em 2025, destacando a expectativa de chuvas acima da média entre janeiro e março e dentro da média, a partir de abril.

O prognóstico diverge da expectativa da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que antecipou sua previsão para novembro, indicando 45% de chance de chuvas abaixo da média para o período Dezembro-Janeiro-Fevereiro.

Esperança é a palavra!

Silvania Claudino é jornalista e editora do Jornal O Sertanejo

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais