Categorias: Artigo

“Quaest: enfim uma pesquisa que vale a pena comentar”

Nicolau Araújo é jornalista

“Enquanto Capitão Wagner e Sarto são conhecidos praticamente por todo o eleitorado de Fortaleza e possuem os maiores índices de rejeição, Evandro Leitão é desconhecido para 38% dos eleitores e André Fernandes por 50%, tendo esse último o menor índice de rejeição dentro daqueles que o conhecem”, aponta o jornalista Nicolau Araújo.

Confira:

Demorou, mas chegou. O Sistema Verdes Mares de Comunicação divulgou na noite desta quinta-feira, 22, a pesquisa Quaest de intenções de voto à Prefeitura de Fortaleza. É a primeira que expõe dados, sem receio de levar descontentamento a algum dos candidatos ou partidos políticos. E ainda virão mais três, até a véspera da eleição de 6 de outubro.

O diferencial da Quaest para as demais pesquisas já divulgadas, quando de uma para a outra há um abismo de até 10 pontos para o mesmo candidato, é que os dados apresentados pelo Sistema Verdes Mares nos permitem projeções, quando o mais importante não é quanto se tem de índice hoje, mas quanto se poderá alcançar no dia do voto.

Diante de uma avaliação qualitativa, pedimos licença aos candidatos Eduardo Girão (NOVO), Chico Malta (PCB), Técio Nunes, Zé Batista e George Lima, pois não possuem índices competitivos hoje, tampouco projeções otimistas pelos próximos 45 dias.

Diferente de Capitão Wagner (UB), Sarto (PDT), André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), quando dois deles passarão para o segundo turno da eleição que definirá o gestor de Fortaleza pelos próximos quatro anos.

Pela estimulada, quando os candidatos foram apresentados aos 900 entrevistados da pesquisa, Capitão Wagner aparece com 31% das intenções de voto, seguido por Sarto, com 22%, e André Fernandes e Evandro Leitão, cada um com 14%.

Na espontânea, quando os entrevistados têm que apontar o nome de um candidato que gostaria de ver no cargo de prefeito de Fortaleza, André Fernandes desponta com 10%, seguido por Capitão Wagner, com 6%, e Evandro Leitão e Sarto, cada um com 5%.

Na prática, André Fernandes manteria 71% do seu eleitorado, enquanto Wagner possuiria o voto consolidado de apenas 19% do eleitorado disposto a votar nele. Sarto conta com 22% de fidelidade de seu atual eleitorado e Evandro Leitão com 35%.

A situação melhora ainda mais para André Fernandes e Evandro Leitão, quando ainda possuem um vasto espaço a ocupar, pois ambos são desconhecidos de boa parte do eleitorado de Fortaleza, enquanto contam com os dois maiores tempos do programa eleitoral, tendo Evandro Leitão a soma de todos os demais candidatos.

Enquanto Capitão Wagner e Sarto são conhecidos praticamente por todo o eleitorado de Fortaleza e possuem os maiores índices de rejeição, Evandro Leitão é desconhecido para 38% dos eleitores e André Fernandes por 50%, tendo esse último o menor índice de rejeição dentro daqueles que o conhecem.

A novidade que a Quaest trouxe é que Capitão Wagner e Sarto precisarão de um fenômeno político para algum crescimento nas próximas pesquisas, quando a melhor estratégia é a menor perda gradual possível ao longo deste período eleitoral, o que não se aplicaria a Sarto, diante da proximidade com André Fernandes e Evandro Leitão, por conta da margem de erro de três pontos percentuais.

Conhecido por praticamente todo o eleitorado de Fortaleza e sem perspectiva de crescimento por causa do alto índice de rejeição, em 43%, Sarto teria uma candidatura fadada ao fracasso.

O mais importante não é quanto se tem de índice hoje, mas quanto se poderá alcançar no dia do voto…

Nicolau Araújo é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais