Vamos hoje ampliar um pouco mais o nosso conhecimento sobre toda essa atmosfera criada pela atividade econômica mundial, entendendo a diferença entre os termos: Desenvolvimento Econômico e Crescimento Econômico.
O tema do artigo de hoje, surgiu de minhas andanças acadêmicas e como executivo, onde pude presenciar muitas pessoas tomando estes termos como sinônimos, o que não é correto. Vamos então ao centro da questão.
Para a compreensão mais simples destes termos vamos antes, trazer mais alguns embasamentos a fim de se ter solidez no entendimento:
Importante sabermos que um Sistema Econômico é o conglomerado de Agentes Econômicos que trocam relações nos mercados para empregar, da melhor forma possível, um X de recursos necessários para atender às necessidades dos seres humanos.
Entende-se por Agentes Econômicos indivíduos, conjuntos de indivíduos, instituições ou conjunto de instituições, que através de suas interações, tonificam a economia.
Os principais agentes econômicos são: famílias, empresas e governos.
Vejamos, de forma gráfica, como se dá o fluxo de trocas entre os agentes econômicos:
O Crescimento Econômico tem como parâmetro de base a elevação paulatina da produção, da renda e dos gastos que compõem uma economia. Assume uma característica quantitativa, e sua medida nos permite acompanhar a geração de riquezas de uma país em um determinado período de tempo, bem como se pode comparar com a de outros países. A principal medida de crescimentoeconômico adotada no mundo é o PIB (Produto Interno Bruto) mas, não é incomum o uso da renda per capta (Valor da Renda Nacional dividida pelo total da população); interessante que podemos avaliar se a riqueza dos indivíduos de um país, cresce quando o PIB sofre uma elevação. Um crescimento menor do PIB e um alto crescimento da população pode acarretar em uma queda na renda per capta. Considero a renda per capta, um indicador de crescimento econômico mais eficaz do que o PIB, pois nos diz quanto em média, cada cidadão necessariamente deveria ter recebido, se houvesse uma distribuição igualitária entre toda a população.
O Desenvolvimento Econômico é um processo que tem em sua composição, a associação do crescimento econômico de um país, ao desenvolvimento social de sua população; podemos perceber então que, não envolve apenas medidas quantitativas como o PIB e a renda per capta, mas também qualitativas como a expectativa de vida ao nascer, o nível de escolaridade da população e o grau de concentração de renda.
De uma forma geral, é muito difícil que aconteça uma melhoria do Desenvolvimento Econômico,sem ocorrer o Crescimento Econômico.
Para se haver um desenvolvimento econômico, se faz necessário que o crescimento econômico seja melhor distribuído entre a população, e que o impacto seja bem positivo na expectativa de vida e no nível de escolaridade da população. Daí se entender que as políticas econômicas, verdadeiramente eficazes, devam ser aquelas que provoquem impactos positivos sobre o crescimento da economia.
Ver comentários (2)
Muito interessante e didático.
Mesmo os que têm formação em outras áreas, entendem facilmente os termos e matérias apresentados.