Categorias: Artigo

“Qual time é teu?”

Demétrio Andrade é jornalista e sociólogo

“Pra não tirar a animação do menino, não perguntei quem é Rafinha, porque de fato não faço a menor ideia de quem seja. Mas fico de queixo caído ao saber que estão usando, em 2025, da violência pra promover o clássico”, aponta o jornalista e sociólogo Demétrio Andrade

Confira:

Chego pro meu filho agora na tarde do feriado e pergunto: tem algum jogo bom hoje? E ele fala: Argentina x Brasil. Pergunto: que horas? Ele responde: nove da noite. Retruco que estarei dormindo. Faz anos que só assisto jogo da seleção em época de Copa pela muvuca e pelo feriado. No time atual me dizem que a solução é a volta do Neymar, dublê de ex-jogador e digital influencer.

Ele então passa a informação que o “Rafinha” disse que “vai dar porrada no jogo” e que os hermanos responderam com um post de um vídeo com o Otamendi metendo a chibata no coitado. De passagem, me informou que o último gol marcado pelo Brasil em terras platinas foi do glorioso (pela ausência) Lucas Lima, em 2019. Dureza.

Pra não tirar a animação do menino, não perguntei quem é Rafinha, porque de fato não faço a menor ideia de quem seja. Mas fico de queixo caído ao saber que estão usando, em 2025, da violência pra promover o clássico.

Num arroubo saudosista tóxico e injustificável, lembro que quando tinha a idade dele, ninguém precisava propagar que o pau ia cantar no maior clássico sul-americano: era tipo dizer que tinha seca no sertão ou que o mar quebrava na praia.

Aliás, com times hoje que são verdadeiras seleções, notadamente na Europa, essa coisa de país versus país perdeu muito o sentido (no meu Fortaleza tem argentino, chileno, venezuelano e até cearense). Parabéns aos que vão ficar acordados. Parafraseando Marilyn Monroe, que respondeu “Channel no. 5”, quando lhe perguntaram o que ela usava para dormir, estarei entre lençóis banhado com lavanda inglesa.

*Demétrio Andrade

Jornalista e sociólogo.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (1)

Esse website utiliza cookies.

Leia mais