“Quanto você tem de dinheiro para ser prefeito de Aquiraz”? A pergunta até poderia transparecer uma afronta, se não viesse de uma pessoa simples, quando as mãos calejadas denunciavam o preço que a terra cobra para a dignidade da família, enquanto o olhar distante e lacrimejado há muito não guarda esperança.
Com um sorriso discreto, aproximei-me do homem franzino e o abracei por alguns segundos. Por duas vezes, um de seus braços tentou retribuir o afeto, mas ele já não mais identificava o sentimento.
Afastei-me um pouco e, com a mão sobre o seu ombro, perguntei-o:
“Quanto vale um sonho”?
Por um instante, o homem simples buscou uma definição a qual julgaria à altura do “doutor” presidente da Câmara Municipal de Aquiraz e pré-candidato a prefeito nas eleições do próximo ano. Mas ele ficou somente no “doutor”.
“Não sei, doutor. Não é o mesmo dinheiro”?
“Não” … respondi em meio a um suspiro, agora com cada uma das mãos em um lado de seus ombros e com os olhos fixos em seu cansado olhar.
“Quando se compra um projeto de poder, cada cédula de dinheiro empregada representa uma pessoa. Mas, quando se trata de sonho, maior é o valor quanto maior é a quantidade de pessoas que sonha junto” …
E prossegui:
“O poder tem preço, mas o sonho tem valor”.
Tentando compreender aquele momento, o homem simples baixou a cabeça.
“Não! Nunca mais baixe a sua cabeça. No sonho, somos todos iguais”, disse.
O homem simples voltou a erguer a cabeça e então sorriu. Mas logo retomou a angústia:
“E quando a gente despertar”?
“Você já despertou, meu amigo” …
E o lacrimejar de seus olhos deu lugar ao brilho.
Jair Silva é presidente da Câmara Municipal de Aquiraz e pré-candidato a prefeito