Que tal fazer um passeio virtual pelo Parque Nacional de Jericoacoara?

Pedra Furada, em Jericoacoara

Que tal fazer um passeio virtual pelo Parque Nacional de Jericoacoara? Pesquisadores do Labomar, da Univerisade Federal do Ceará, do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acabam de lançar a plataforma Geo 360º BR (https://abre.ai/nQxG), que garante essa experiência imersiva. Ao clicar, o interessado acessa dunas, trilhas, lagoas e demais atrativos do parque, enquanto aprende sobre a geodiversidade local.

O passeio, segundo a assessoria de imprensa e marketing da UFC, reúne imagens aéreas em 360º, captadas por drones, além de fotografias, modelos 3D, vídeos e narrativas interpretativas. O material destaca a diversidade natural e as formações geológicas do Parque Nacional de Jericoacoara, que abrange os municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim. Também estão disponíveis informações sobre a flora e a fauna aquática da região.

Bom destacar que o passeio utiliza uma linguagem acessível, traduzindo conceitos geocientíficos de forma simples, objetiva e inclusiva. O material está disponível em português, inglês e espanhol, e há estudos para a inclusão de audiodescrição.

“Os registros foram obtidos por meio de equipamentos de fotografia subaquática utilizados nas poças de maré e piscinas naturais ao longo do caminho que conduz à Pedra Furada”, explica Marcelo Soares, professor do Labomar e colaborador da iniciativa.

O Projeto

A ideia do projeto surgiu a partir do Levantamento da Geodiversidade do Litoral Norte do Ceará (https://www.sgb.gov.br/levantamento-da-geodiversidade), realizado em 2023 pelo SGB. “Observamos a necessidade de levar conhecimento geocientífico, em linguagem mais simples e acessível aos turistas do parque e áreas afins, enriquecendo a experiência do visitante mesmo à distância”, explica Almir Costa, coordenador do programa Fomento ao Geoturismo do SGB.

A seleção dos locais apresentados no passeio considerou dados do levantamento e estudos sobre pontos de interesse geoturístico e riscos geológicos, desenvolvidos a partir de Acordo de Cooperação Técnica entre o Labomar e o ICMBio (https://abre.ai/nQxJ). “A parceria combinou o conhecimento técnico e geocientífico do SGB e ICMBio com a expertise biológica e ecológica do Labomar”, destaca Tommaso Giarrizzo, professor visitante sênior do Labomar.

Mesmo sendo o terceiro parque nacional mais visitado do Brasil, com mais de 1,2 milhão de visitantes em 2024, segundo dados do ICMBio, Jericoacoara ainda é pouco conhecida por sua diversidade natural e geológica. A proposta, segundo Soares, é atrair um perfil de turista mais interessado na contemplação da natureza e na valorização ambiental.

Além de aproximar os visitantes da ciência, o passeio amplia o acesso ao Parque Nacional de Jericoacoara a pessoas com mobilidade reduzida. “Muitos trechos das trilhas e pontos turísticos são de difícil acesso. Essa iniciativa democratiza o acesso ao patrimônio natural e poderá ser utilizada em ações de educação ambiental e inclusão social”, explica o professor Giarrizzo.

A experiência imersiva fará parte das exposições do museu da Estação Científica em Jericoacoara (https://abre.ai/nQxM), unidade associada ao Labomar que será instalada na vila de Jericoacoara. O novo espaço da universidade promoverá integração entre ciência, comunidade local e visitantes, despertando o interesse por temas ambientais e pela cultura oceânica. “A estação beneficiará a comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável na região”, complementa o pesquisador.

Geo 360º BR

A plataforma é resultado do projeto de Fomento ao Geoturismo do SGB, que disponibiliza passeios virtuais e guias digitais por diversos parques nacionais. Além de Jericoacoara, o site oferece visitas imersivas pelos parques da Serra da Capivara (PI), da Serra do Cipó (MG), Seridó Geoparque Mundial da Unesco (RN) e Serra da Canastra (MG).

SERVIÇO

*Acesse a plataforma Geo 360º BR (https://abre.ai/nQxG) e conheça os passeios virtuais disponíveis.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais