Categorias: Transporte

Quem tem Cartão Gratuidade deve revalidar cadastro até o fim deste ano

Estação do Metrofor, em Fortaleza. Foto: Arquivo

Quem utiliza o Cartão Gratuidade do Metrofor precisa revalidar seu cadastro na Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos até o final deste ano. A validade dos Cartões já emitidos expira no dia 2 de janeiro de 2025 e, até lá, são dois meses de prazo para revalidação sem descontinuidade do embarque gratuito.

Ainda que o beneficiário não compareça até o fim do ano, a revalidação pode ser feita posteriormente. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos alerta que os Cartões não revalidados deixam de funcionar a partir de janeiro de 2025, mas o embarque gratuito pode ser retomado a qualquer tempo – mediante a revalidação.

Processo simples

A revalidação é um processo simples e rápido, que pode ser feito nas estações Benfica ou Parangaba, em guichê exclusivo. O beneficiário precisa apresentar sua identidade, seu cartão de gratuidade emitido pela Arce ou pela Etufor, e o Cartão do Metrofor que será revalidado. O procedimento é imediato.

Todos que já utilizam o Cartão Gratuidade do Metrofor devem fazer a revalidação. O Cartão é emitido para pessoas com deficiências, com HIV, com hemofilia ou com autismo.

Cidadãos com uma destas condições, e que sejam de baixa renda, podem solicitar um Cartão Gratuidade do Metrofor, caso não possuam. Para isso, devem apresentar os seguintes documentos: identidade, comprovante de CPF, cartão de gratuidade emitido pela Etufor ou Arce, e um comprovante de endereço.

A revalidação é uma etapa importante na garantia dos direitos dos cidadãos, pois assegura que o benefício está sendo concedido ao público que efetivamente tem direito ao benefício, evitando fraudes que afetam o sistema metroviário.

Exceção

A revalidação não abrange o público de idosos. Estes, continuam com direito a embarque gratuito sem necessidade de cadastro e emissão de Cartão Gratuidade do Metrofor.

SERVIÇO

*Revalidação do Cartão Gratuidade

Estação Benfica: de 8h às 12h e 13h às 17h
Estação Parangaba: 8h às 13h e 14h às 17h

*Documentos necessários: identidade, cartão gratuidade da Etufor ou Arce, e o Cartão Gratuidade do Metrofor que será revalidado

*Mais informações aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais