Categorias: Economia

Quer ocupar espaço comercial na Estação das Artes?

Complexo Estação das Artes e uma programação bem variada. Foto: Divulgação

O Mercado AlimentaCE,que responde pelos espaços comerciais na Estação das Artes, acaba de lançar edital para o credenciamento, seleção e ocupação comercial das áreas de alimentação desse equipamento cultural.

Divididos entre restaurantes e pontos de vendas, o certame disponibiliza 13 possibilidades de ocupação, sendo duas delas destinadas exclusivamente a moradores do Moura Brasil.

Chamada Pública

A Chamada Pública nº 33/2025 busca selecionar propostas de ocupação de seis restaurantes e até sete postos de venda (incluindo um espaço para bar). O edital funciona como uma curadoria da gastronomia local, priorizando qualidade e identidade cultural. As propostas devem estar alinhadas aos princípios do Programa Ceará Gastronomia, valorizando produtos locais, tradições e o uso criativo de insumos da terra.

Podem participar pessoas jurídicas com, no mínimo, dois anos de experiência comprovada no ramo, e empreendedores do estado. A ideia é fomentar pequenos negócios, a cozinha autoral e a identidade cearense.

Os espaços disponíveis são:

– 6 restaurantes: ambientes profissionais para operação de cozinha.

– 6 postos de venda (quiosques): para pequenos negócios e lanches rápidos.

– 1 posto de venda (bar): espaço de até 30m² destinado a bebidas, com obrigatoriedade de ofertar cervejas de marcas cearenses.

Inscrição 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente online, através da plataforma Mapa Cultural do Ceará, até 2 de janeiro de 2026.

Os contratos terão duração inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação do período, e início de operação previsto para fevereiro de 2026.

Critérios de seleção

A seleção ocorrerá em duas etapas.

A primeira, de cunho eliminatório, é a habilitação e análise técnica, com avaliação da criatividade do conceito e do cardápio.

Já a segunda, de caráter classificatório, é a avaliação comercial, com classificação baseada no valor de aluguel ofertado, respeitando os tetos mínimos e máximos estipulados no edital.

Infraestrutura

Os empreendedores selecionados integrarão um dos maiores complexos culturais do estado, com circulação média mensal de 15 mil pessoas. O Instituto Mirante oferece infraestrutura que inclui cozinhas equipadas (gás encanado, coifa, instalações elétricas/hidráulicas), área de mesas montada com cerca de 200 lugares, além de serviços de segurança e limpeza das áreas comuns.

SERVIÇO

*ara se inscrever – aqui.

*Divulgação do Resultado Final: 19 de janeiro de 2026

*Mais informações: edital.mercadoalimentace@institutomirante.org

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais